Política

Sessão solene marcada pela emoção na Assembleia Legislativa

 

A Assembleia Legislativa do Acre realizou nesta quarta-feira (27) sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor Público e aos profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19. O deputado José Bestene propôs a sessão, que a presidiu em maior parte.

Um dos homenageados foi o ex-secretário de Estado da Saúde, Alysson Bestene. Vários gestores da Sesacre estiveram presentes representando diferentes categorias e segmentos do sistema público de saúde.

“O Acre se saiu muito bem na pandemia em relação a outros Estados”, disse Bestene ao agradecer o trabalho realizado pelos servidores no enfrentamento ao novo coronavírus. “O esforço de todos foi no sentido de conter o avanço dessa pandemia”, completou.

Vitor Martinelli, representante dos secretários municipais de Saúde, disse que conhece a dificuldade das secretarias do Acre  e que os avanços na pandemia são decorrentes da superação. “Durante a pandemia, os profissionais da saúde colocaram a vida em risco para salvar outros”, disse, fazendo forte defesa da vacina.

Relatos tristes, emocionantes e mensagens de gratidão marcaram a cerimônia, bastante prestigiada por parlamentares, servidores e lideranças políticas e sociais.

A secretária-adjunta de Saúde,  Moana Araújo, disse que com muito orgulho tem segurança em afirmar que o único Estado onde não faltou oxigênio no período  crítico da pandemia foi o Acre.  Moana alertou  para o trabalho do pós-Covid, que  exigirá grande esforço das equipes também.

Emocionado, o  ex-secretário de Saúde, Alysson Bestene,  lembrou a atuação dos parlamentares na pandemia e enalteceu a todos os servidores. “Fico feliz de ver momentos como este acontecendo”, disse, relembrando, com detalhes,  a evolução da doença e os desafios que se interpunham até o avanço da vacinação.

O deputado Edvaldo Magalhães ressaltou a postura dos gestores que não se submeteram ao negacionismo na pandemia. Ele aproveitou para criticar a terceirização afirmando que o Sistema Único de Saúde se sustenta apenas com carreiras administrativas.

O deputado Jenilson Leite, que é médico e atuou como voluntário em determinados momentos da pandemia, também defendeu o SUS. “Não fosse o SUS teria sido muito pior”.

 

 

 

 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

No Acre, calorão elevou consumo de energia em quase 22% no mês de agosto

As altas temperaturas registradas em agosto de 2024 refletem diretamente no aumento do consumo de…

25/09/2024

Edvaldo Magalhães cobra convocação de bombeiros concursados

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado…

25/09/2024

O PROGRESSISTAS pode fazer até cinco vereadores?

É amplamente reconhecido que os partidos PROGRESSISTA, PL, União Brasil e MDB apresentam as candidaturas…

25/09/2024

Conhecida carinhosamente como ‘Terra do Mandim’, Sena Madureira completa 120 anos

A bandeira que leva em seu centro um barco sinaliza como tudo começou na cidade…

25/09/2024

Boletim da crise climática: má qualidade do ar persiste em boa parte do Acre nesta quarta (25/9)

O governo do Acre, baseado em dados qualificados e quantificados pela Secretaria de Estado do…

25/09/2024

Acrelândia: MPAC recomenda exoneração de gestores da Educação

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa…

25/09/2024