Política

Sessão solene marcada pela emoção na Assembleia Legislativa

 

A Assembleia Legislativa do Acre realizou nesta quarta-feira (27) sessão solene em homenagem ao Dia do Servidor Público e aos profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19. O deputado José Bestene propôs a sessão, que a presidiu em maior parte.

Um dos homenageados foi o ex-secretário de Estado da Saúde, Alysson Bestene. Vários gestores da Sesacre estiveram presentes representando diferentes categorias e segmentos do sistema público de saúde.

“O Acre se saiu muito bem na pandemia em relação a outros Estados”, disse Bestene ao agradecer o trabalho realizado pelos servidores no enfrentamento ao novo coronavírus. “O esforço de todos foi no sentido de conter o avanço dessa pandemia”, completou.

Vitor Martinelli, representante dos secretários municipais de Saúde, disse que conhece a dificuldade das secretarias do Acre  e que os avanços na pandemia são decorrentes da superação. “Durante a pandemia, os profissionais da saúde colocaram a vida em risco para salvar outros”, disse, fazendo forte defesa da vacina.

Relatos tristes, emocionantes e mensagens de gratidão marcaram a cerimônia, bastante prestigiada por parlamentares, servidores e lideranças políticas e sociais.

A secretária-adjunta de Saúde,  Moana Araújo, disse que com muito orgulho tem segurança em afirmar que o único Estado onde não faltou oxigênio no período  crítico da pandemia foi o Acre.  Moana alertou  para o trabalho do pós-Covid, que  exigirá grande esforço das equipes também.

Emocionado, o  ex-secretário de Saúde, Alysson Bestene,  lembrou a atuação dos parlamentares na pandemia e enalteceu a todos os servidores. “Fico feliz de ver momentos como este acontecendo”, disse, relembrando, com detalhes,  a evolução da doença e os desafios que se interpunham até o avanço da vacinação.

O deputado Edvaldo Magalhães ressaltou a postura dos gestores que não se submeteram ao negacionismo na pandemia. Ele aproveitou para criticar a terceirização afirmando que o Sistema Único de Saúde se sustenta apenas com carreiras administrativas.

O deputado Jenilson Leite, que é médico e atuou como voluntário em determinados momentos da pandemia, também defendeu o SUS. “Não fosse o SUS teria sido muito pior”.

 

 

 

 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Uma artista acreana no catálogo internacional do artesanato; conheça o trabalho de Rodney Paiva

Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…

24/11/2024

Aprovados R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil estudantes do Norte e Nordeste; 526 escolas estão no Acre

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…

24/11/2024

Divulgada relação candidato/vaga final da seleção pública de 2024 do BNDES

No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…

24/11/2024

MDB vai manter Vagner Sales na presidência, em meio a ameaças

A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…

24/11/2024

SEMANA DE CIDADANIA FISCAL o necessário debate sobre a importância social dos tributos no Acre

Buscando conscientizar a sociedade sobre a relevância dos tributos para o desenvolvimento social e a…

24/11/2024

Confira as orientações para o Enade 2024, que ocorre neste domingo (24)

No próximo domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional…

23/11/2024