Destaque

Carreta Ambiental realiza atendimentos no Alto Acre

Foi dada a largada para mais um mutirão de atendimento itinerante do governo do Acre. Os primeiros atendimentos da Carreta Ambiental aconteceram em Plácido de Castro, de sexta-feira, 8, à domingo, 10, e agora o projeto segue para Assis Brasil, de 14 à 16 de outubro. Com a iniciativa, o Governo do Estado chegará às comunidades rurais, vilarejos, Unidades de Conservação (UCs) com toda a infraestrutura para facilitar a vida das pessoas.

“O nosso trabalho sempre foi voltado para ofertar um atendimento de qualidade ao produtor rural. Aproximando cada vez mais o homem do campo do sistema de meio ambiente de forma descomplicada para que tenham acesso aos serviços e possam investir na produção”, disse o secretário de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Israel Milani.

A ação itinerante conta com esforços dos órgãos ambientais do governo em parceria com as prefeituras para levar até os produtores os atendimentos àqueles que precisam de forma rápida e eficiente, unindo ainda ações de educação ambiental e lazer a toda comunidade.

Será oportunizado ainda capacitação a 110 gestores do setor público e terceiro setor. Foto: Jacky Ramirez/Imac
A contratação para execução do Projeto Carreta Ambiental contou com a destinação de emenda parlamentar da deputada federal Vanda Milani, no valor de R$ 1,5 milhão. O projeto irá percorrer os municípios do Acre por um período de cinco meses.

“Nosso estado a muitos anos conta o projeto itinerante da saúde, e percebemos que havia a necessidade de atendermos a população rural com uma inciativa mais ampla também. Desde o início da gestão de nosso governador Gladson Cameli a orientação é de que desburocratizasse o acesso aos serviços e para atender a grande demanda foram realizados mutirões e, foi daí que nasceu o Projeto da Carreta Ambiental, que irá oferecer a oportunidade de legalizarem a documentação de suas terras para que possam acessar crédito junto aos bancos e impulsionar a produção”, lembrou a deputada federal Vanda Milani.
“Quero agradecer, especialmente ao governador Gladson Cameli, a deputada Vanda, ao secretário Israel Milani porque essa carreta representa um sonho pra nós, que é aproximar o Estado do produtor rural. Antes o produtor rural tinha medo de buscar atendimento, agora com a carreta não, ela vem pra perto do produtor exatamente pra quebrar esse protocolo. Essa iniciativa significa pra nós ter o Estado perto do produtor, apoiar a produção e ajudar a resolver os problemas que os nossos produtores rurais enfrentam para resolver questões de licenciamento e outros serviços, que são essenciais para o acesso ao crédito rural. Aqui a gente quebra todo aquele protocolo e aproxima o produtor rural do poder público”, destaca o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva.

A produtora rural, Mirna Ventura, comemorou a chegada do projeto em Plácido de Castro. “A gente é só alegria com a chegada da carreta ambiental. Antigamente nós não via isso aqui. Nós tinha que se deslocar, andar a pé e hoje nós temos uma oportunidade muito boa porque nosso governador e nosso prefeito está apostando na agricultura”.

Luciano Jerônimo Nascimento, que também é produtor rural da região de Plácido de Castro, disse que “é muito importante uma carreta dessa no município, porque a gente não precisa se deslocar daqui pra Rio Branco e deixar nosso trabalho. A gente vai poder aqui mesmo arrumar os documento para gente ter financiamento. Isso é muito importante. Isso é um excelente trabalho do Governo do Estado e da deputada doutora Vanda”.
A ação itinerante tem a meta de levar serviços ambientais para 10 mil produtores. Além dos atendimentos, será oportunizado capacitação a 110 gestores do setor público nos municípios para que estejam aptos a dar continuidade aos atendimentos no interior. Além dos atendimentos na área de regularização ambiental e ações de educação ambiental, a comunidade conta com uma programação cultural e de lazer para os produtores rurais e suas famílias.

A Carreta Ambiental é uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi). As ações serão desenvolvidas com parceiros do Estado, Governo Federal, Prefeituras do Acre e terceiro setor.

Fique por dentro dos atendimentos ofertas na Carreta Ambiental

– Mutirões Ambientais com atendimentos voltados ao produtor rural.

– Capacitações, Palestras e Oficinas.

– Atendimentos em Regularização Ambiental e Fundiária.

– Apresentações culturais.

– Estúdio de Gravação.

– Roda de conversas

– Cinema.

– Oportunidades para a Economia Solidária.

Quais serviços posso encontrar na Carreta Ambiental?

– Semapi: Capacitações dos Gestores, Palestras e Oficinas em Educação Ambiental.
– Escritório do CAR/PRA da Semapi: Apoio a inscrições de imóveis rurais no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), com solicitação de análise prioritária.
– Instituto de Terras do Acre (Iteracre): Ações de regularização fundiária, como cadastramento de lotes em gleba estaduais, apoio jurídico referente a regularização fundiária, orientação sobre regularização dos polos agroflorestais, emissão de mapas e memoriais, cadastramento através do Sistema Nacional de Cadastro – SNCR.
– Sepa/Emater: Ações de Assistência Técnica Rural (Ater), a exemplo de emissão e desbloqueio da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) e orientações sobre crédito e produção rural.
– Imac: Tudo referente ao licenciamento ambiental: outorgas, apoio jurídico, informações e consultas sobre autos de infração, licenciamento de passeriformes, dispensas de licenciamento, checklist dos licenciamentos e entrega de licenças.
– Incra: Informações e serviços sobre regularização fundiária.
– Fundação Elias Mansur (FEM)
– Participação de parceiros institucionais do governo do Acre

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Saiu mais uma convocação de processo seletivo do Detran do Acre

Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 2, o governo do Acre,…

02/05/2024

Novo DPVAT: entenda por que ele deve pesar mais nas contas

Sem ser cobrado desde 2020, o seguro obrigatório DPVAT pode entrar nas mais uma vez…

02/05/2024

Festa do Trabalhador: homenagem e diversão para todos os acreanos no 1o de Maio

A noite de 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi de celebração em Rio Branco,…

02/05/2024

A chapa que o Progressistas quer para concorrer à Prefeitura de Rio Branco

A corrente majoritária dentro do PROGRESSISTA apoia a deputada federal Socorro Neri e propõe uma…

02/05/2024

O cipó de aroeira voltando para o lombo de quem bateu

BOI VOA. É um ditado político, e que numa figuração, o fato acontece. O prefeito…

02/05/2024

Ministério da Saúde amplia vacinação contra gripe a partir de 6 meses de idade

A partir de agora, todas as pessoas com mais de 6 meses de idade já…

02/05/2024