Destaque

Cineasta acreana é premiada em amostra do Sesc

Recentemente, no dia 13 de setembro a diretora e atriz Adriana Oliveira foi premiada na 4a Mostra Nacional de Cinema do Sesc com a obra “Um olhar no cinema acreano nesses 48 anos – Um recorte na história da sétima arte”. O documentário foi aprovado na primeira fase da lei Aldir Blanc e mostra um pouco do cotidiano da região, histórias e costumes que influenciaram criações cinematográficas no estado ao longo de todos estes anos.

O documentário busca mostrar como foi a construção do cinema acreano desde os anos 70, contando as dificuldades e impedimentos sofridos pelos cineastas na época. Por meio do projeto, a produtora destacou a possibilidade de locar equipamentos cinematográficos para o longa-metragem, que tem em torno de 1 hora e 18 minutos, ressaltando aspectos históricos e sociais. Devido ao êxito na premiação, a produção irá percorrer todo o território nacional.

A obra foi exibida pela primavera vez no Teatro Hélio Melo, no Memorial dos Autonomistas. Dentre os nomes que fazem parte da trajetória do cinema no estado, estão: Fátima Cordeiro, Adalberto Queiroz, Teixeirinha do Acre e Tonivan. Sobre a lei Aldir Blanc, a cineasta Adriana Oliveira disse: ” Este recurso possibilitou que nós do Acre produzíssemos além, abrindo novos caminhos para o audiovisual.”

A paixão pelo cinema na vida de Adriana surgiu no ano de 2006, quando atuou como atriz pela primeira vez. A maioria dos filmes em que atuou foram dirigidos por Guilherme Francisco e a medida em que o tempo foi passando, ela buscou cada vez mais fazer trabalhos na área.

Para a cineasta, fazer esse documentário é valorizar a cultura local, a identidade e mostrar isso para o público é propagar ainda mais a importância do recorte cinematográfico para a sociedade acreana.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Discussão de sexo dos anjos

CONTINUA no cenário das discussões mais acaloradas sobre quais serão os candidatos a vice do…

20/05/2024

Acre registra aumento na cobertura de 13 das 16 vacinas do calendário infantil em 2023

O resultado, observado em todo o país, consolida a reversão da queda dos índices vacinais…

20/05/2024

ATSA PUYANAWA A nova vitrine do Acre para o Brasil e o mundo

Entre os dias 17 e 22 de julho, um dos mais incríveis eventos na Amazônia…

20/05/2024

Brasiléia recebe R$1,7 milhão da defesa civil para reforma de prédios públicos

Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional autorizo…

20/05/2024

Projeto de parque na região portuária do Rio prevê praças flutuantes

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, divulgou neste domingo (19) em suas redes…

20/05/2024

Brasil tem domingo dourado no Mundial de atletismo paralímpico

Graças ao paulista André Rocha e a potiguar Thalita Simplício o Brasil teve um domingo…

20/05/2024