Prazo de prova de vida de civis do Executivo termina em 30/9

Os beneficiários do Executivo federal que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão – entre março de 2020 e junho de 2021 – têm prazo até o próximo dia 30 de setembro para regularizar sua situação cadastral e evitar o corte no pagamento da remuneração. A realização da prova de vida até 30 de setembro garante cobertura para os anos de 2020 e 2021. A prova de vida é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário.

“Com o emprego das tecnologias para a realização da prova de vida de forma remota, o beneficiário quita sua obrigação com a Administração Pública federal de forma eficiente e garantimos a comodidade e a segurança que são itens essenciais a esses cidadãos”, salienta o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Leonardo Sultani.

Para consultar a situação da prova de vida, o beneficiário deve acessar o aplicativo SouGov.br, disponível nas lojas Google Play e App Store, ou pelo computador.

Quem ainda não realizou a comprovação, deve cumprir os seguintes procedimentos:

Realizar a prova de vida digital, por meio de aplicativo no celular – Para a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além de ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e Gov.br.

O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser efetuada a validação facial no aplicativo Gov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular, por meio do serviço prova de vida. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.

Comparecer presencialmente – Para a prova de vida presencial, o beneficiário deve comparecer a qualquer agência do banco onde recebe o pagamento, munido de documento de identificação com foto.

Independente do canal em que foi realizada a comprovação de vida, o beneficiário pode acompanhar a situação no SouGov.br, tanto pelo aplicativo como pelo computador. Em qualquer desses canais é possível também obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da Prova de Vida.

Para saber mais sobre a prova de vida dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do poder Executivo federal, o cidadão deve acessar o Portal do Servidor.

Novidade

Beneficiários que recebem pelo Banco do Brasil contam com o Analytics, sistema de inteligência artificial para realizar o procedimento. Identificada a comprovação, por meio da utilização habitual de alguns serviços do banco, os beneficiários são informados via mensagem de SMS, aplicativo de celular, internet ou terminais de autoatendimento do banco que a prova de vida foi realizada com sucesso.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

No Acre, calorão elevou consumo de energia em quase 22% no mês de agosto

As altas temperaturas registradas em agosto de 2024 refletem diretamente no aumento do consumo de…

25/09/2024

Edvaldo Magalhães cobra convocação de bombeiros concursados

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (24), na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado…

25/09/2024

O PROGRESSISTAS pode fazer até cinco vereadores?

É amplamente reconhecido que os partidos PROGRESSISTA, PL, União Brasil e MDB apresentam as candidaturas…

25/09/2024

Conhecida carinhosamente como ‘Terra do Mandim’, Sena Madureira completa 120 anos

A bandeira que leva em seu centro um barco sinaliza como tudo começou na cidade…

25/09/2024

Boletim da crise climática: má qualidade do ar persiste em boa parte do Acre nesta quarta (25/9)

O governo do Acre, baseado em dados qualificados e quantificados pela Secretaria de Estado do…

25/09/2024

Acrelândia: MPAC recomenda exoneração de gestores da Educação

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Cumulativa…

25/09/2024