fbpx

Atendimento remoto em saúde avança e chega até com eletrocardiograma a 17 localidades do Acre

O Telessaúde é um sistema que fornece serviços de saúde a distância, por meio das tecnologias da informação e comunicação. Só em 2021, por exemplo, o governo do Estado já expandiu o telediagnóstico de eletrocardiograma – implantado em 2017 – para seis municípios: Epitaciolândia, Senador Guiomard, Assis Brasil, Mâncio Lima, Feijó e, recentemente, Santa Rosa do Purus, sendo que a especialidade contempla 17 localidades no Acre.

A especialidade emite o laudo em poucos minutos, graças à parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), permitindo que o paciente tenha um atendimento rápido e completo.

Em fevereiro de 2021, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde e em parceria com o Telessaúde e o Hospital Albert Einstein, de São Paulo, deu início à implantação do serviço de telemedicina em Rio Branco (Policlínica Barral y Barral e Policlínica Tucumã), Sena Madureira (UBS Elson Damasceno), Xapuri (Tia Vicência), Tarauacá (UBS 24 de abril), Feijó (UBS Augusto Diamantino Macedo) e Brasileia (UBS Tufic Mizael).

O projeto de telemedicina é desenvolvido pelo Hospital Albert Einstein e, reconhecendo a importância do serviço, o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) firmaram parceria com o renomado hospital, levando a ferramenta para diversos estados do Norte do Brasil.

São ofertadas sete especialidades médicas: cardiologia, endocrinologia, pneumologia, reumatologia, neurologia, neuropediatria e psiquiatria.

E, em agosto, os municípios de Rio Branco, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Brasileia receberam o serviço de telediagnóstico – que oferece laudo a distância – em dermatologia.

Além disso, o Telessaúde oferece a teleconsultoria, que consiste no esclarecimento de dúvidas entre os profissionais, e a tele-educação, que é a educação permanente na modalidade a distância.

Telessaúde nos 22 municípios

Os 22 municípios do estado contam com o Telessaúde, além de profissionais aptos a utilizarem as ferramentas de teleconsultoria e tele-educação, sendo que 17 deles também têm disponibilizada a Oferta Nacional de Telediagnóstico, com exames de eletrocardiograma e seis com a teledermatologia.

Além disso, todos os municípios foram informados do acesso à teleconsultoria síncrona pelo número 0800 644 6543, com profissionais do Núcleo Rio Grande do Sul.

Na telemedicina, de fevereiro a agosto de 2021, foram realizadas 793 telemedicina, com maiores demandas nas especialidades de neurologia adulta, com 199 atendimentos, cardiologia, com 157, reumatologia, com 115, e, neuropediatria, com 110.

Neste artigo