fbpx

Ufac é 1º lugar em pontuação nas Paralimpíadas Universitárias

A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu paratletas que representaram a Estado do Acre nas Paralimpíadas Universitárias-2021, disputadas no Centro de Treinamento da Confederação Paralímpica do Brasil, em São Paulo, de quinta-feira, 16, a domingo, 19. O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira, 20, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

A Ufac foi premiada na bocha, com medalha de prata para José Alrismar, na Classe BC-04; na mesma modalidade, Emilson Farias, que disputou na classe BC-03, obteve o 4º lugar. O basquete em cadeira de rodas foi medalha de bronze. No atletismo, Zaquel da Silva, classe T-47, ficou em 5º lugar nos 100 metros, 7º lugar nos 400 metros e 4º lugar nos 200 metros.

No ranking geral, a Ufac, com a soma de 32 pontos, ficou em primeiro lugar. “A universidade é só orgulho com nossos atletas paraolímpicos”, disse Guida Aquino. “Nossa proposta é buscar apoiar cada vez mais o esporte paraolímpico na nossa universidade.”

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) foi responsável pelo apoio aos alunos e, entre ações de fortalecimento do esporte, lançou em 2021 o edital de bolsa especial pró-treino para auxiliar na preparação dos estudantes de graduação e pós-graduação. “Mesmo com cortes no orçamento, buscamos formas de manter o apoio aos nossos alunos”, explicou o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes.

Integrante da equipe de basquete em cadeira de rodas, Mazinho Silva contou que desde 2020 a equipe se organiza para participar dos jogos paraolímpicos universitários. “Nós íamos levar dez atletas em 2020, mas veio a pandemia e não tivemos condições de continuar o projeto”, relatou.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Isaac Dayan Bastos, também participou do encontro.

Neste artigo