Manchete

Em breve, Hospital do Idoso retoma 100% do atendimento no Acre

A Fundação Hospital do Estado do Acre (Fundhacre), por meio do Hospital do Idoso de Rio Branco, começou a normalizar, no mês de agosto, os atendimentos que estavam suspensos devido à pandemia da Covid-19.  Ao serem retomadas as atividades, o Ambulatório passou a prestar um atendimento reduzido a 30%. Hoje está gradativamente, atingindo os 100%.

O hospital conta com atendimento ambulatorial, realizado em consultas eletivas, dirigido a pessoas com idade acima de 60 anos. Além do atendimento com médicos geriatras, os idosos contam com outros profissionais que formam uma equipe multidisciplinar, com fonoaudióloga, psicóloga, terapeuta ocupacional e nutricionista.

A enfermeira do Ambulatório do Hospital do Idoso, Cláudia Mota, explica que o primeiro contato dos idosos na unidade é com a equipe de enfermagem, que dá início ao atendimento, fazendo uma pré-consulta. “Nesse momento é realizada a primeira avaliação e anotação dos sinais vitais, além da triagem por prioridades, oferecendo condições para que o paciente se sinta acolhido e seguro”, disse.

No Ambulatório, o hospital oferece também o serviço social. E, no enfrentamento à pandemia, foram implantadas as condições e cuidados para que se mantenha a qualidade e segurança no atendimento.

Para a gerente-geral do Hospital do Idoso, enfermeira Luiza Medeiros, os fatores para internação seriam pacientes com critérios geriátricos. No hospital é oferecido tratamento completo, desde o atendimento até internações, além de serem conduzidos para fazer a parte clínica e encaminhados para posterior cirurgia.

“Trata-se de um cuidado diferenciado com os pacientes portadores de Alzheimer ou de qualquer grau de demência senil. Para esses temos uma profissional médica que presta atendimento e tratamento específico. Percebemos o quanto é importante e indispensável o trabalho com o idoso, e todos os profissionais atuam com o mesmo afinco e dedicação, visando essa presteza e resolutividade para com as necessidades próprias dessa parcela da população, que nos chega com as mais diversas fragilidades de saúde”, ressalta Luiza Medeiros.

Luiza explica ainda que todas as unidades que fazem parte da Fundhacre contam com uma enfermaria indígena caracterizada para recepcionar e atender o paciente. “O Hospital do Idoso conta também com o apoio do Núcleo da Saúde Indígena, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), e todas as unidades da Fundhacre foram contempladas com enfermaria”, afirmou.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Alerta: Fiocruz vê síndromes respiratórias voltando com força no Acre

Da Fiocruz -- O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (26/9), destaca que…

26/09/2024

O alerta do Acre para fundos internacionais acelerarem recursos contra mudanças climáticas

O governo do Acre participou de um importante encontro promovido pela organização norte-americana sem fins…

26/09/2024

Conheça Vinicius Souza, ex-jogador do Flamengo apontado como novo romance da cantora Anitta

Vinicius Souza se tornou um dos nomes mais comentados na web nesta quarta-feira (25), após…

26/09/2024

Por que Testemunhas de Jeová podem recusar tratamento com sangue? Entenda o que o STF decidiu

Testemunhas de Jeová podem recusar tratamentos médicos que envolvam transfusão de sangue de terceiros e…

26/09/2024

VÍDEO: Motorista perde controle e atinge duas pessoas em cidade baiana; uma das vítimas está em estado grave

Um grave acidente foi registrado na Avenida Luís Viana, em Santo Antônio de Jesus, cidade…

26/09/2024

Ana Castela causa polêmica ao ‘puxar orelha’ de pais de crianças durante seu show; Veja o vídeo

Ana Castela deu o que falar na web após “puxar a orelha” de alguns pais…

26/09/2024