fbpx



Secretaria de Educação de Santo André recebe comitiva do Acre

A Secretaria de Educação de Santo André recebeu nesta segunda-feira (13) uma comitiva da Secretaria de Educação de Rio Branco, capital do Acre. O objetivo do encontro foi apresentar o processo de implantação tecnológica no ensino municipal e os desafios enfrentados durante a pandemia. A equipe também conheceu a estrutura da Sabina – Escola Parque do Conhecimento e uma escola da rede.

“Recebemos com muita satisfação a equipe da secretaria de Educação de Rio Branco, com integrantes das áreas de tecnologia, comunicação e manutenção. Nossas diretoras de todos os setores tiveram a possibilidade de apresentar nossos programas, procedimentos e objetivos. Conseguimos destacar grandes feitos, como o recém-lançado Escola em Dia, programa de manutenção itinerante e os cursos de formação tecnológica para nossos docentes, incluindo o ensino híbrido, objeto de parceria com o Instituto Singularidades. Para nós foi uma honra muito grande recebê-los e apresentar o grande trabalho feito na gestão”, destacou a secretária de Educação de Santo André, Cleide Bochixio.

Durante o encontro, foi apresentado o modelo de ensino aplicado na cidade atualmente, que ocorre em formato híbrido. Na ocasião, foi mencionada a utilização de chips para acesso à internet, de forma gratuita, para os mais de 30 mil alunos e professores da rede municipal de ensino como forma de viabilizar conteúdos e ferramentas pedagógicas para o aprendizado à distância.

“Vemos com muita alegria essa visita técnica que a Secretaria de Educação de Rio Branco, no Acre, está fazendo à cidade de Santo André. Estamos presenciando como a educação no município comandada pela professora Cleide Bochixio está mudando a qualidade de vida das crianças através da educação, sendo pioneiros em muitos projetos aliados à tecnologia. Seremos parceiros desta cidade, contando com a troca de experiências em várias áreas, pois temos convicção que estamos no caminho certo”, completou a secretária de Educação de Rio Branco, Profa. Nabiha Bestene Koury.

Além disso, entre as diversas ações realizadas na rede, a comitiva do Acre teve acesso a outras iniciativas do programa Qualieducação, como a logística de ensino que envolve a entrega de tablets a alunos e professores da rede. No caso destes equipamentos eletrônicos, todos já têm instalados aplicativos, documentos e sistemas para que o acesso aos conteúdos pedagógicos seja feito de forma rápida e eficiente.

Os aparelhos contam ainda com a plataforma Teams for Education, fruto da parceria entre a Secretaria de Educação andreense e a Microsoft sem custo para o município, que proporciona acesso de todos os alunos e professores da rede, viabilizando o ensino remoto.

Visitas externas – Além da reunião, o grupo se organizou para conhecer as dependências da Sabina – Escola Parque do Conhecimento, que conta com o Planetário Johannes Kepler, um dos mais modernos da América Latina, o pinguinário, com os simpáticos pinguins-de-magalhães, as réplicas em tamanho natural de um esqueleto de Tyranossauro Rex, de 12,8 metros de comprimento e a réplica de um Ceratossauro, entre outras atrações.

Para fechar a programação, a comitiva visita nesta terça-feira (14) uma unidade de ensino da rede municipal. A proposta é conhecer a estrutura das escolas, bem como o uso da tecnologia, através dos computadores na sala de aula, e os protocolos de segurança que vem sendo adotados por conta da pandemia.
Prefeitura de Santo André
Texto: Caroline Terzi
Foto: Alex Cavanha/PSA

Neste artigo