Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) destaca Rio Branco como uma das capitais brasileiras onde a vacinação contra o novo coronavírus mais tem avançado. Os dados mostram a capital acreana entre as cinco capitais brasileiras que possuem uma combinação de bom desempenho no conjunto de dados em relação à operacionalidade, inteligibilidade e interatividade referentes à transparência das informações com relação à covid-19.
De acordo com o estudo, o fortalecimento da transparência e a publicação de Dados Abertos governamentais, que já têm sido uma preocupação crescente em cenários de normalidade, tornam-se ainda mais imprescindíveis e urgentes em períodos emergenciais.
A pesquisa destaca eles (os dados abertos) possibilitam: a) maior controle sobre o uso de recurso e bens públicos, evitando (ou pelo menos diminuindo) desvios e mal uso; b) maior circulação de informações capazes de ampliar o conhecimento sobre o problema e sobre alternativas para solucionar e mitigar seus efeitos adversos; c) maior articulação, inovação e cooperação entre os diversos agentes envolvidos no combate à pandemia.
O estudo foi publicado no relatório ‘Em Questão – Evidências para Políticas Públicas’.
Além de Rio Branco, aparecem no ranking das capitais com desempenho positivo Manaus (AM), Recife (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ). As cidades com desempenho negativo são: São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Boa Vista (RR).
Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…
O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…
O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…
Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…
Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…
Diante da crise hídrica que afeta o Acre, mesmo com o aumento das chuvas, alguns…