fbpx

O Acre na exposição “Encontros Ameríndios”, no Sesc SP

O Sesc Vila Mariana apresenta a exposição Encontros Ameríndios, de 31/7/21 a 13/2/22, que tem a coordenação de Sylvia Caiuby Novaes e curadoria de Aristoteles Barcelos Neto, com a proposta de explorar possibilidades dialógicas a partir do encontro entre as artes dos povos Haida e Tahltan (Canadá), Guna (Panamá), Shipibo Konibo (Peru) e Huni Kuin (Brasil).

A exposição, incluindo pinturas, desenhos, arte digital, bordados e entalhe em madeira, apresenta obras do Coletivo MAHKU Huni Kuin, da Terra Indígena Alto Rio Jordão, no Acre (Brasil); das artistas Shipibo-Konibo Olinda Silvano, Wilma Maynas, Silvia Ripoca, Ronin Koshi Arias Silvano e Dora Inuma Ramírez do Alto Ucayali e da Comunidade de Cantagallo em Lima no Peru; das artistas Guna Ana Bella Fernandez, Angelmira Owens Perez, Benilda Mores, Briseida Iglesias, Buna Bipi, Conciencia Grace Rodriguez, Dilma Gardel, Edita Lopez, Emilsy Fernandez, Flor Fernandez, Gilda Tejada, Lea Amelta Tejada, Lonilda Gonzalez, Lucrecia Places, Rosalia Tejada e Victoria Gonzalez da Comarca Guna Yala no Panamá; dos artistas Haida Gwaai Edenshaw e Jaalen Edenshaw do Arquipélogo de Haida Gawaii no Canadá; e do artista Tahltan Alano Edzerza de Telegraph Creek também no Canadá.

A escolha das obras se baseia em dois caminhos, sendo um deles o estudo curatorial aprofundado dos povos originários e suas obras, e o outro, a tradução intercultural das ideias e motivações de seus artistas por trás de suas produções, com o objetivo de trazer a criatividade individual dos artistas, as mudanças em suas obras ao longo do tempo, o universo temático abordado por cada um, as preferências plásticas e estéticas e as questões filosóficas e cosmológicas das artes desses povos ameríndios. O processo curatorial foi guiado a partir das biografias e reflexões dos artistas indígenas tendo como uma das preocupações o protagonismo de seus autores.

Assim, a exposição se propõe, por meio de reflexões e ações educativas, estimular e ampliar o conhecimento sobre os povos originários e suas artes, apresentando suas diferentes comunidades, filosofias e cosmovisões existentes, trazendo convergências e desafios que tornam os mundos ameríndios reconhecíveis e comunicáveis entre si.

Artistas que integram a Encontros Ameríndios
Coletivo MAHKU Huni Kuin, da Terra Indígena Alto Rio Jordão, no Acre (Brasil); das artistas Shipibo-Konibo Olinda Silvano, Wilma Maynas, Silvia Ripoca, Ronin Koshi Arias Silvano e Dora Inuma Ramírez do Alto Ucayali e da Comunidade de Cantagallo em Lima no Peru; das artistas Guna Ana Bella Fernandez, Angelmira Owens Perez, Benilda Mores, Briseida Iglesias, Buna Bipi, Conciencia Grace Rodriguez, Dilma Gardel, Edita Lopez, Emilsy Fernandez, Flor Fernandez, Gilda Tejada, Lea Amelta Tejada, Lonilda Gonzalez, Lucrecia Places, Rosalia Tejada e Victoria Gonzalez da Comarca Guna Yala no Panamá; dos artistas Haida Gwaai Edenshaw e Jaalen Edenshaw do Arquipélogo de Haida Gawaii no Canadá; e do artista Tahltan Alano Edzerza de Telegraph Creek também no Canadá.

Orientações para sua Visita
Protocolos de segurança
Em todas as unidades do Sesc São Paulo estão sendo adotadas medidas para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público.
O público agendado é orientado a não se atrasar, nem chegar com muita antecedência à unidade para não formar filas.

Acesso à unidade
A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo.
A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade são obrigatórias.
Não será permitida a entrada de acompanhantes sem ingressos.
Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados nesse momento e, portanto, indisponíveis aos visitantes.
Todas as unidades permanecem fechadas para visitação espontânea, exceto Interlagos e Itaquera.
A proteção de todos é prioridade! Sugerimos que pessoas dos grupos de risco, conforme definido pelas autoridades de saúde, sejam preservadas neste momento.

Protocolo em caso de sintomas
Se você apresentar os sintomas relacionados à Covid-19, procure o Serviço de Saúde e permaneça em isolamento social.

Neste artigo