fbpx

Idosa com complicações da Covid-19 é transferida de helicóptero para capital

Uma idosa de 75 anos, em estado considerado grave, resultante de complicações pós Covid-19, foi a primeira paciente a ser transportada pelo helicóptero Harpia 03, depois que chegou em solo acreano. A aeronave foi doada pela Secretaria Nacional de Segurança e chegou ao Acre no último dia 16 de julho para reforço das ações de saúde, segurança e meio ambiente.

O chamado de apoio ao Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), foi feito pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na tarde de sábado, 24/7, que destacou uma equipe de profissionais de Rio Branco, para o resgate da paciente. A idosa estava internada no hospital regional do Alto Acre, localizado no município de Brasileia e não tinha condições de ser transportada de ambulância, devido a gravidade de sua condição.

“Nós saímos de Rio Branco com uma enfermeira e um médico do Samu. Chegando ao hospital, se reuniram para o processo de estabilização da paciente. Ela estava entubada e precisava ser monitorada durante toda a viajem. O voo de volta a Rio Branco durou cerca de 45 minutos e a paciente foi entregue à uma ambulância que a esperava no aeroporto da capital com sucesso”, explicou Alexandre Vasconcelos, piloto do helicóptero.

Com capacidade para transportar até quatro passageiros e dois tripulantes, o helicóptero Harpia 03, chegou como um reforço necessário para ajudar nas ações de segurança, saúde e meio ambiente, alcançando as três regionais do Acre, nos locais mais difíceis e distantes. Com mais esse helicóptero, o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), garante a manutenção dos serviços à população com agilidade, eficiência e maior disponibilidade de voo.

“Gostaria de agradecer ao corpo administrativo da Sejusp e PGE, pelo esforço em viabilizar uma série de processos administrativos que tornaram a aeronave de fato propriedade do Estado. Também ao Ciopaer, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e ao governador Gladson Cameli, que garantiu os recursos necessários para que todas as providências fossem adotadas. Já podemos contemplar os feitos dessa aquisição e colocamos os serviços a disposição da população”, falou o secretário de segurança, Paulo Cézar Rocha dos Santos.

 

Neste artigo