fbpx

Nova e mais intensa friagem atinge o Acre nos próximos dias

Do Inmet

No período de 28/7 até pelo menos 1° de agosto, uma intensa massa de ar frio (de origem polar), a 3ª desse inverno, deverá predominar sobre as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sudoeste da região Amazônica (caracterizando mais um episódio de Friagem).

Com base nas atualizações desta sexta-feira (23) os principais modelos numéricos de previsão do tempo indicam que o frio começará a avançar pelo Brasil a partir de terça-feira (dia 27).

Na segunda-feira (dia 26), uma frente fria atuará na Região Sul e promoverá chuva nos três estados até a terça-feira (27) e, na sequência, se deslocará por partes do Sudeste e de Mato Grosso do Sul.

Ainda no dia 27, deverá ocorrer declínio acentuado das temperaturas máximas da Região Sul. Nos dias que se seguem (28 e 29/07), o ar frio deverá avançar pelo oeste do Brasil (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e sul da Amazônia Legal) e também sobre São Paulo. Mais para o final da próxima semana (dias 29 e 30/07), o frio atingirá o restante do Sudeste e as demais áreas do Centro-Oeste. Muito provavelmente, teremos um outro episódio de frio intenso (similar ou mais forte do que o evento do final de junho).

Além dos declínios significativos das temperaturas do ar, com mínimas previstas de – 6ºC e – 8°C em uma ampla área da Região Sul na manhã do dia 30/07 (sexta-feira). Há inclusive, um indicativo de temperaturas menores do que – 8°C nas áreas de maior altitude do Sul (Figura 1a e 1b) e não se descarta mais uma ocorrência de queda de neve nas Serras Catarinense e Gaúcha entre os dias 29 e 30/07.

 

 

Neste artigo