Notícias

Presidente do TRT-RO/AC enaltece rapidez processual entre unidades

Do TRT 14

Em Rondônia e Acre, a Justiça do Trabalho tem buscado por meio da cooperação e colaboração entre as suas unidades judiciárias e administrativas dar maior celeridade processual e efetividade na prestação jurisdicional.

Um exemplo disso foi destacado pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargadora Maria Cesarineide de Souza Lima, em despacho que autorizou o uso de Sala Passiva da Vara do Trabalho de Rolim de Moura/RO para a oitiva de testemunhas como parte de um processo que tramita na Vara do Trabalho de São Miguel do Guaporé/RO, distante 114 km.

“Convém destacar o louvável intuito colaborativo entre as unidades mencionadas, porquanto se trata de importante meio para conferir rapidez aos atos e procedimentos judiciais, tornando mais eficiente o Poder Judiciário. Condiz com os avanços tecnológicos que vêm sendo implementados, aptos a ampliar o acesso à justiça”, afirmou a presidente.

No referido despacho, Cesarineide ressaltou ainda que a prática deve ser incentivada e prestigiada. “A cooperação é enriquecedora, aproxima as pessoas que unem esforços em prol de um mesmo objetivo e ultrapassa as barreiras do individualismo, características relevantes, mormente no atual contexto vivenciado por esta Especializada de restrições orçamentárias, somadas às dificuldades impostas pela crise sanitária”, reforçou.

A desembargadora lembrou também que essa cooperação recíproca entre as unidades é um dever previsto na Resolução n. 350/2020 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual estabelece diretrizes e procedimentos sobre a cooperação judiciária nacional.

O uso das Salas Passivas, destinadas, exclusivamente, ao comparecimento do depoente que não possa, sem o deslocamento para o fórum, ser ouvido por meio virtual, tem amparo na Resolução nº 341 do CNJ.

Já o atendimento presencial ao público externo continua suspenso, sendo esse prestado através dos Balcões VirtuaisAtendimento Virtual – NAAV, telefone, e-mail ou qualquer outro mecanismo que resguarde a manutenção da qualidade dos serviços.

Sacle e NUCALC

A Secretaria de Apoio ao Conhecimento, à Liquidação e à Execução (Sacle) e o NUCALC têm prestado importante auxílio às Varas do Trabalho e ao Núcleo de Precatórios.

Segundo dados apurados pela Corregedoria Regional em correição realizada no Juízo Auxiliar de Execução no último dia 9, em 2020 o Núcleo de Apoio Remoto (NAR) prestou 91 auxílios. Neste ano já são 41.

“O apoio prestado pela unidade, desde a sua criação, tem se mostrado de extrema importância às unidades judiciais, as quais, muitas vezes, se deparam com demandas inesperadas e afastamento de servidores, principalmente, neste triste momento de pandemia da Covid-19”, evidenciou a corregedora-presidente.

O Núcleo de Cálculos Judiciais (NUCALC) também tem prestado um importante apoio às unidades, principalmente o Núcleo de Precatórios, em assuntos relacionados à elaboração de cálculos de liquidação, retificação de cálculos, atualização de valores, entre outros. No período correicionado, de outubro/2020 a julho/2021, o Núcleo cumpriu 1.735 processos, com 3.251 reclamantes beneficiados.

Importante destacar o “Projeto Conte Conosco 2.0”, que permite a realização de reuniões por videoconferência, permitindo a equipe da Sacle interagir com as unidades, compartilhando técnicas de gestão, monitoramento e avaliação de desempenho.

Na Ata de Correição, a presidente enalteceu o importante papel desenvolvido pelo Juízo Auxiliar de Execução, sobretudo no auxílio prestado às unidades judiciais, em diversas frentes, tendo uma posição de fundamental importância na estrutura organizacional do TRT-RO/AC.

Área administrativa

Na chamada área meio, o ambiente colaborativo também tem dado o suporte necessário para um bom desempenho da área fim (judicial).

Alguns exemplos dessa cooperação podem ser vistos na Diretoria-Geral (DG) do Regional e na Secretaria de Comunicação Social e Eventos Institucionais (Secom), com a cessão temporária de servidores para atuarem no Tribunal Pleno, na Secretaria Administrativa (Secad) para análise da Nova Lei de Licitações e adequação dos instrumentos internos, e no Núcleo de Material e Patrimônio para apoio na conclusão do processo de inventário.

O diretor-Geral, Romário Nunes Thaddeu, lembra também a importante atuação da Secad, pela coordenação, com a Coordenadoria de Serviços, Infraestrutura, Logística e Segurança (CSILS) e o Núcleo de Material e Patrimônio, do processo que conduziu à liberação do prédio onde funcionavam a 6ª, 7ª e 8ª Varas do Trabalho de Porto Velho, no curto prazo de um mês.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Sentimentos de raiva podem prejudicar função dos vasos sanguíneos, diz estudo

Você já sentiu como se sua raiva percorresse suas veias? Bem, isso não está muito…

01/05/2024

O cérebro humano tem crescido nas últimas décadas: o que isso significa para nossa inteligência?

Existem maneiras bastante elegantes de insultar. Por exemplo, na minha família da região de La…

01/05/2024

Como é feito exame de corpo de delito em vítimas de agressão?

Um corpo todo mundo sabe o que é. E um delito nada mais é do…

01/05/2024

5 recordes de Senna que ainda não foram quebrados 30 anos após sua morte

A história de Ayrton Senna na Fórmula 1 foi interrompida abruptamente há 30 anos, no…

01/05/2024

Quem é Eloy Casagrande, o baterista brasileiro que deixou o Sepultura para entrar no Slipknot?

O Slipknot acaba de oficializar sua nova formação: agora, a banda de metal vai contar…

01/05/2024

Cascavel é encontrada em cima de fogão de casa; veja

Uma cobra cascavel foi encontrada na terça-feira, 30, em cima do fogão por um morador…

01/05/2024