Blog do Crica

Exemplo de liberdade política

TENHO ACOMPANHADO o trabalho da nova composição da Câmara Municipal de Rio Branco, e tem me entusiasmado, porque boa parte dos vereadores estão imbuídos do propósito de que foram eleitos para serem os fiscais do povo, e não para dizer amém e sim senhor a quem está no comando da prefeitura de Rio Branco.

Esta legislatura é bem superior à anterior, que na maior parte dos vereadores era ávida em bajulação, uma espécie de puxadinho da prefeitura de Rio Branco.

É muito bom que isso aconteça até para o prefeito Tião Bocalom, já que um vereador que critica, que aponta erros, ajuda muito mais a administração municipal do que o que fica no gabinete do prefeito dizendo que a gestão está às mil maravilhas.

Os vereadores estão dando um exemplo de liberdade política.

NÃO DISPUTA

O VICE-GOVERNADOR Major Rocha (PSL) tem refutado qualquer possibilidade de disputar vaga na ALEAC, em 2022. Diz que, se for candidato será a outro posto, ou então não será candidato a nada. Não fala sobre o assunto, mas é natural que venha apoiar o Petecão.

MEGA É MAIS FÁCIL

AMIGOS POLÍTICOS costumam me perguntar sobre quem acho que será escolhido pelo governador Gladson para ser o candidato a senador na sua chapa. Minha resposta, é pronta: “é mais fácil saber os seis números da Mega”.

NÃO SERÁ CONSENSO

PESQUISA E AGLUTINAÇÃO DE APOIOS. É a tese defendida por setores palacianos para a escolha do candidato a senador na chapa do governador Gladson. O melhor nome avaliado na pesquisa, e o que tiver mais partidos o apoiando, seria o candidato único, com tudo sendo definido este ano. Esta tese jamais terá consenso.

NÃO TEM NEM COMO

COMO É QUE, uma pesquisa, que retrata um momento específico, feita este ano, pode balizar uma escolha de candidato a mais de um ano para a eleição? O que define o sucesso de uma disputa majoritária é a campanha.

A CAMPANHA É QUE DECIDE

LEMBRO que, na primeira vez que disputou a prefeitura, o Marcus Alexandre (PT) apareceu com 3,0% na pesquisa inicial, veio a campanha, e acabou se elegendo prefeito.

COISAS MAIS IMPORTANTES

DISCUSSÃO estéril, está sobre a volta da cor do fardamento antigo da PM e do quartel central. Mais importante para o comando é lutar pelo aumento do efetivo, pelo pagamento da titulação e melhoria salarial.

PUXADOR DE VOTOS

O SENADOR PETECÃO (PSD) garantiu ontem ao BLOG de que, o grande puxador de votos da chapa do PSD para a Câmara Federal será o prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim. “Anote, ele será disparado o candidato mais votado a deputado federal”, pontuou Petecão. Diz ser zero a possibilidade do Mazinho não vir para o PSD.

FICA NO MDB

JÁ A DEPUTADA Meire Serafim (MDB) não deve sair do partido, por onde disputará a reeleição, mas junto com o marido, não apoiará a reeleição do governador Gladson.

NOME COM POTENCIAL

O ADVOGADO Eduardo Ribeiro definiu que será candidato a uma vaga na ALEAC pelo PSD. Seu pai, o Conselheiro do TCE, Valmir Ribeiro; e a esposa Dra. Dilza Ribeiro, já conversaram com o Petecão, e fecharam o pacote. É um jovem qualificado e de potencial eleitoral.

CHAPA COM MEL

O FATO de não aceitar candidato a deputado com mandato, a chapa do PSD tem sido um chamariz. Quem andou sondando por lá foi o ex-deputado Eber Machado.

SE FOR LEGAL, É UMA BOA MEDIDA

NÃO SEI se há embasamento legal para a secretária de Educação, Socorro Neri, pagar os terceirizados com salários atrasados diretamente. Um fato a avaliar é que os seus vínculos trabalhistas não são com o governo. A ideia é boa e prática, mas deve ser bem avaliada juridicamente.

TE CUIDA, VAGNER SALES!

ESTA manobra comandada pelo dirigente do MDB, Pádua Bruzugu e companhia, de tentar pôr o deputado federal Flaviano Melo (MDB) de vice na chapa do governador Gladson; é um golpe mortal na candidatura da deputada federal Jéssica Sales (MDB) ao Senado, de formar na chapa do Cameli, porque não haveria como justificar só o MDB ocupar a chapa com os nomes a vice e a senador.

CARTA DE SEGURO

NA VERDADE, a investida seria uma carta de seguro para o deputado federal Flaviano Melo (MDB), que nas últimas eleições não teve mais a votação expressiva de outrora.

DEBAIXO DO BRAÇO

UMA FONTE SEGURA revelou ontem ao BLOG de que a senadora Mailza Gomes (PP) tem a garantia do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, de que não há a mínima chance da sua candidatura à reeleição vir ser atropelada.

DISPUTA EMOCIONANTE

A DISPUTA do Senado deve ser com capítulos emocionantes. O senador Márcio Bittar (MDB) diz que a candidatura de Márcia Bittar ao Senado não é dependente de eventual apoio do governador Gladson. E que, sua candidatura acontecerá em qualquer cenário, e trabalha na formatação de alianças partidárias.

ESTÁ NAS SUAS MÃOS

ESTÁ nas mãos do presidente Bolsonaro vetar o imoral Fundo Eleitoral de quase 6 bi. Tem dado declarações contra. Mas, isso não basta, tem de vetar e pedir aos seus amigos do “Centrão” que não derrubem o seu veto.

ENFIM, O PERU TEM UM PRESIDENTE

PEDRO CASTILLO, um esquerdista radical, enfim, foi proclamado ontem presidente do Peru. Derrota do Bolsonaro, que torceu pela candidata da direita, Keiko Fujimori. Assim, morre a ligação Pucallpa-Cruzeiro do Sul.

SABER SE AGUENTA

A SUA decisão de não ter base de apoio e nem líder na Câmara Municipal de Rio Branco, levou o prefeito Bocalon ao olho do furacão de pancadas dos vereadores. Queira o Bocalon ou não, isso lhe causa grande desgaste.

HIPÓTESE ENTERRADA

A OPINIÃO generalizada dentro da bancada federal acreana é a de que, o “Distritão” é uma hipótese enterrada em qualquer mudança da legislação eleitoral.

NÃO ESTÁ JOGANDO PARA A PLATEIA

A DEPUTADA federal Vanda Milani (PROS), tenho informação segura de que, a sua candidatura não é para jogar para a plateia e barganhar, tem conversado com prefeitos, lideranças políticas, formando um bloco, e espera contar com o apoio do governador Gladson.

AFINADO IDEOLOGICAMENTE

O DEPUTADO Roberto Duarte (MDB) deve se filiar a um dos partidos que estarão sob a órbita do senador Márcio Bittar (MDB), para ser candidato a deputado federal.

VOLTA DA CHARRETE

CASO O BOLSONARO diga que a charrete puxada a cavalo é um meio de transporte melhor do que um carro, os fanáticos que o cercam vão endossar. É o mesmo que voltar ao voto impresso. Não se conhece uma prova até hoje que mostra serem as urnas eletrônicas fraudáveis.

FICOU MAIS COMPLICADO

SEM a deputada federal Mara Rocha (PSD), de malas prontas para o PL, a chance do PSDB formar uma chapa competitiva para a Câmara Federal, vira bem diminuta.

FRASE MARCANTE

“São muitas as pessoas que gostamos, mas são poucas as que conseguem entrar em nossos corações”. (Ditado brasileiro).

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

O Acre se despede de Flaviano Melo

Neste sábado, 23, o Acre se despediu de uma de suas figuras políticas mais marcantes,…

24/11/2024

Uma artista acreana no catálogo internacional do artesanato; conheça o trabalho de Rodney Paiva

Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…

24/11/2024

Aprovados R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil estudantes do Norte e Nordeste; 526 escolas estão no Acre

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…

24/11/2024

Divulgada relação candidato/vaga final da seleção pública de 2024 do BNDES

No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…

24/11/2024

MDB vai manter Vagner Sales na presidência, em meio a ameaças

A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…

24/11/2024

SEMANA DE CIDADANIA FISCAL o necessário debate sobre a importância social dos tributos no Acre

Buscando conscientizar a sociedade sobre a relevância dos tributos para o desenvolvimento social e a…

24/11/2024