Destaque

Sem preços e Código do Consumidor, 8 postos são autuados no Acre

Nesta sexta-feira, 9, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) apresentou os resultados da Operação Petróleo Real, que teve o objetivo de fiscalizar e combater possíveis fraudes em postos de combustíveis.

A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Os atos fiscalizatórios também foram realizados em todos os estados da federação, exceto no Maranhão, onde já há avançado processo de investigação no setor.

No Acre, as fiscalizações ocorreram na quinta-feira, 8, nas cidades de Rio Branco, Senador Guiomard, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Sena Madureira e Feijó. As vistorias contaram o apoio de agentes técnicos do Ministério Público (MPAC) e do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“Ao todo, dezenove postos foram fiscalizados. Desses, oito revendedores foram autuados por irregularidade em decorrência da ausência de identificação de preços em lojas de conveniência e de exemplares do Código de Defesa do Consumidor. Na oportunidade, também foram auferidas 190 bombas de combustíveis e apenas uma delas foi interditada, por apresentar vazamentos”, informa a diretora-presidente do Procon/AC, Alana Albuquerque.

Quanto a qualidade dos combustíveis, nenhuma irregularidade foi detectada nos postos vistoriados, após avaliações técnicas da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão presente na operação. Os agentes do Instituto de Pesos e Medidas no Acre (Ipem/AC) também contribuíram com os trabalhos de metrologia.

“O nosso trabalho é minucioso e feito com muita habilidade técnica, conforme exige o Inmetro. E nessas perícias, averiguamos o funcionamento das bombas medidoras, se mangueiras apresentam rachaduras ou o bico com defeito, além de observar se a simbologia nos painéis estão devidamente ativadas, sem dígitos apagados ou queimados. Nestes quesitos, todas as máquinas estavam dentro das normas”, destaca o diretor-presidente do Ipem/AC, Tom Sérgio de Menezes.

Os referidos dados, foram apresentados em uma coletiva de imprensa virtual, transmitida da sala de reuniões da Casa Civil do governo estadual, em Rio Branco. No decorrer da entrevista, os gestores do Procon e Ipem, endossaram que as fiscalizações para apurar irregularidades já alcançaram 19 das 22 cidades do Acre e que os municípios restantes, assim como os já visitados, receberão inspeções do programa Rota da Qualidade.

Preços dos combustíveis

O diretor de Administração Tributária da Receita Estadual, Clóvis Gomes, esteve presente na coletiva, e pontou que os constantes aumentos nos preços dos combustíveis ocorrem devido à nova política de preços, adotada pelo governo federal.

“O aumento não tem qualquer relação com a sistemática de tributação do Estado. Os valores elevados são decorrentes da alteração da política de preços da Petrobras, que prevê reajustes baseados nas cotações internacionais do petróleo e do dólar, repassando ao preço dos combustíveis toda a instabilidade do cenário externo do setor e dos mercados financeiros”, afirmou.

A Operação Petróleo Real também contou com a participação das Forças Policiais da União e do Estado do Acre, como a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre e da Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz/AC).

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Concurso Unificado da Justiça Eleitoral: divulgados horários das provas para analista e técnico judiciário

O edital para a consulta pública aos horários das provas do Concurso Público Unificado da…

24/11/2024

O Acre se despede de Flaviano Melo

Neste sábado, 23, o Acre se despediu de uma de suas figuras políticas mais marcantes,…

24/11/2024

Uma artista acreana no catálogo internacional do artesanato; conheça o trabalho de Rodney Paiva

Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…

24/11/2024

Aprovados R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil estudantes do Norte e Nordeste; 526 escolas estão no Acre

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…

24/11/2024

Divulgada relação candidato/vaga final da seleção pública de 2024 do BNDES

No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…

24/11/2024

MDB vai manter Vagner Sales na presidência, em meio a ameaças

A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…

24/11/2024