Depois dos procedimentos de checagem, ajuste, conferência e aprovação, a Secretaria de Infraestrutura do Acre (Seinfra) deu sinal verde para que o Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa) colocasse em funcionamento a nova central de captação de água que abastece a capital do estado, Rio Branco.
A instalação dos quatro novos transformadores foi concluída na manhã desta sexta feira, 25, na Estação de Tratamento de Água (ETA) II, na Via Verde, ao lado da 4ª ponte, e vai substituir a antiga unidade, desativada devido ao risco de desabamento.
A central vai funcionar com 1.830 quilowatts de potência, suficiente para manter em funcionamento as três bombas elevadas de sucção, que funcionam na Sobral. Juntas, elas têm capacidade de captar mil litros por segundo.
Jamerson Lima, secretário adjunto de Infraestrutura, explicou que a operação foi executada de forma emergencial, mas que de maneira lguma irá comprometer o sistema de abastecimento. A Seinfra contratou três empresas para executar os serviços, num investimento de R$ 6 milhões.
“As bombas ficarão desligadas por um período de no máximo 12 horas, enquanto as equipes concluem o serviço de instalação da rede e acionamento dos transformadores. Mas o abastecimento não será interrompido, porque o Depasa encheu os reservatórios”, explicou.
O secretário adjunto ainda esclareceu que a operação só deve ser concluída na manhã de sábado, porque as equipes de engenharia elétrica e de captação irão acompanhar o funcionamento dos equipamentos durante as seis primeiras horas, para se certificarem de que tudo está transcorrendo normalmente.
Por Jairo Barbosa
Agência de Notícias do Acre
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.799 da Mega-Sena, sorteado nesse sábado (23) à…
A relação entre saúde e clima é um dos principais desafios contemporâneos para o desenvolvimento…
O edital para a consulta pública aos horários das provas do Concurso Público Unificado da…
Neste sábado, 23, o Acre se despediu de uma de suas figuras políticas mais marcantes,…
Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…