Destaque

PF apura esquema de fraude em licitação na prefeitura de Senador Guiomard

Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (2/6) a Operação Off Road, com o objetivo de reprimir os crimes de desvio de recursos públicos (peculato), fraude à licitação e associação criminosa, ocorridos em 2020 no Município de Senador Guiomard.

Participaram da ação 30 policiais federais, que cumpriram 8 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal Cível e Criminal da Seção Judiciária do Acre, em Rio Branco.

As investigações apontam que a gestão anterior do município, aproveitando-se da pandemia da Covid-19 e das facilidades licitatórias decorrentes do surto do vírus, contratou por dispensa de licitação empresa recém-criada para fornecer temporariamente camionetes movidas à diesel, que supostamente seriam utilizadas para distribuição de medicamentos, atendimentos na zona rural do município e a entrega de kits de limpeza, dentre outras demandas geradas a partir das restrições de locomoção decorrentes da situação de emergência de saúde pública internacional.

As diligências investigativas indicam que a prefeitura pagou integralmente o contrato pelo aluguel das camionetes, mas que os veículos não foram fornecidos ou utilizados pela Secretaria de Saúde. Há ainda uma série de indícios de irregularidades na contratação. A empresa contratada para fornecer os automóveis seria, na verdade, uma loja de roupas e acessórios femininos criada poucas semanas antes da assinatura do contrato, sem qualquer experiência na área de locação de veículos. Registros de órgãos de trânsito confirmam que nem a empresa contratada nem as suas sócias possuíam em seu nome veículos compatíveis com o que fora solicitado pelo município.

Em consulta ao procedimento de dispensa de licitação, a equipe de investigação notou que para contornar a ausência de camionetes em seu nome, a empresa contratada apresentou à prefeitura documentos de veículos de terceiros, sem qualquer lastro, mas que, inexplicavelmente, foram aceitos pela contratante. Aprofundando as diligências investigativas, descobriu-se que tais camionetes não foram utilizadas para os fins previstos no contrato.

Estão sendo investigadas sete pessoas, sob a suspeita da prática do crime de peculato (desvio de recursos públicos), fraude à licitação e associação criminosa. Somadas, as penas dos três crimes podem chegar a 23 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

O nome da operação (OFFROAD) foi escolhido em alusão à própria justificativa para o contrato, indicada pela Prefeitura de Senador Guiomard/AC, que compreenderia atendimentos na zona rural do município. No entanto, o que se notou com o decorrer das investigações é que as camionetes não foram utilizadas para os fins do contrato celebrado, apesar de todo o valor acordado ter sido pago à empresa selecionada.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Mercadoria rara nos dias de hoje na política

NA ATUAL conjuntura, ficou como algo natural um político não cumprir palavra, prometer uma coisa…

01/10/2024

O fator Gladson Cameli na eleição de Rio Branco!

Muitos questionam por que a ex-prefeita Socorro Neri, que era do PSB na época e…

01/10/2024

Acre registrou mais de 2,3 mil tentativas de fraude em um mês, mostra levantamento

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostram…

01/10/2024

Saúde investe R$ 30 milhões para expandir acesso a plantas medicinais e fitoterápicos no SUS

O Ministério da Saúde vai investir R$ 30 milhões em ações diversas em plantas medicinais…

01/10/2024

Índice de Confiança do Empresário do Comércio Acreano recua no mês de agosto

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou recentemente os dados…

01/10/2024

Confira como será o clima no Brasil em outubro com as previsões do Inmet

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de outubro indica chuvas…

01/10/2024