fbpx

Pela primeira vez os deputados federais e estaduais vão disputar a reeleição sem coligações proporcionais. Todos os partidos terão que construir suas próprias chapas. Se por um lado, diminui as siglas de aluguel, por outro os que estão em seus mandatos ficam no prejuízo.

Tomando como exemplo deputados federais do Acre, a maioria se elegeu em 2018 dentro da regra de coligações que foi sepultada pela nova legislação. Cada deputado federal terá que construir a própria chapa.

O mesmo ocorre com os parlamentares estaduais. Alguns partidos também não aceitam quem tem mandato em seus quadros, agravando a situação.

Como o distritão não emplacou no Senado, a Câmara Federal ainda tenta uma medida mais suave para convencer os senadores: a criação dos sistema de federações em que as coligações são formadas, mas não se dissolvem depois da eleição.

As federações consolidam o viés ideológico, já que os mandatos pertencem ao agrupamento partidário e não aos partidos. Os dirigentes também teriam que renunciar aos seus cargos para uma direção federativa. Esse é o principal gargalo.

. Alguns deputados federais sem chance de reeleição (não pela falta de votos), mas pelo fim das coligações proporcionais, encontram na disputa pelo Senado uma saída honrosa do mandato.

. Uma alternativa é disputar a eleição por uma sigla forte, por exemplo, MDB ou PROGRESSISTA.

. O PSDB também é uma boa alternativa.

. Nem todos se elegerão, porém, quem tiver votos continua no mandato.

. Na verdade, o MDB está congestionado na área federal.

. Porém, sempre cabe mais um!

. O MDB é como coração de mãe!

. O coronel Ulisses deverá disputar uma vaga de deputado federal pelo PROGRESSISTA.

. Falar em caixa preta de transporte coletivo é proselitismo político para enganar eleitores passando a ideia de que alguma coisa séria está sendo feita; tá nada!

. Isso vale para as lâmpadas de led!

. A esquerda, depois das últimas manifestações, não pode criticar o presidente JB por fazer aglomerações.

. O discurso caiu no vazio.

. O que acontece na política do Acre daria uma série da Netflix, quem se habilita a escrever o roteiro?

. Sobre casamentos, concubinatos, amasiados e mancornados, uísque, pó e corrupção…só uma coisa a dizer:

. A vida é de cada um, estrague ela como bem entender!

. Já dizia Antônio Abujamra.

. A fé como dom de Deus nasce com os judeus; a política como pensamento racional surge com os gregos Sócrates, Platão e Aristóteles.

. Na idade média a igreja juntou as duas até que um sujeito, um médico francês chamado Joseph Guillotin, durante a Revolução Francesa, inventou a guilhotina.

. Uma máquina de matar que, segundo ele, era indolor destinada aos que juntaram a fé com a política para dominar de forma absoluta os demais como se Deus estivesse chancelando o domínio cruel.

. Liberdade, Igualdade e Fraternidade!

. É exatamente o que está faltando à república!

. Bom dia!

Neste artigo