Manchete

Missão Chandless: “O objetivo é valorizar quem tanto necessita do Estado”, diz Gladson Cameli

Em um momento histórico para os moradores de uma das áreas mais isoladas, por isso, o governo do Estado do Acre promoveu uma série de serviços médico-odontológicos, jurídicos e sociais às 16 famílias, compostas de 76 pessoas, que moram dentro do Parque Estadual Chandless, uma das unidades de conservação ambiental mais preservadas do mundo, lar de ribeirinhos tradicionais que vivem da caça, da pesca e da agricultura de subsistência na região da bacia hidrográfica do Purus.

Nunca uma missão oficial com fins humanitários tinha se deslocado para a região antes. A última viagem significativa havia acontecido somente onze anos atrás, em novembro de 2010, quando na ocasião, a sede do parque foi inaugurada. De lá para cá, a gestão do parque e seus habitantes vinham sofrendo pelo descaso das administrações públicas.

Cumprindo uma determinação do governador Gladson Cameli, pelo menos 60 profissionais, das mais diversas esferas do governo, viajaram desde Manoel Urbano (município a 246 quilômetros de Rio Branco) numa expedição de barco que durou 12 horas singrando, primeiramente, o rio Purus, e depois o rio Chandless – que dá nome ao parque –, para levar dignidade e cidadania aos moradores da reserva ambiental, um dos mais ricos em biodiversidade da Amazônia.

Os serviços começaram ainda na sexta-feira, com as consultas médicas e odontológicas, com a distribuição de medicamentos e dos atendimentos social e psicológico. Ainda na sexta, 28, o programa odontológico do Saúde Itinerante, da Secretaria de Estado de Saúde do Acre, esteve atendendo os casos de urgência e de emergência, enquanto a equipe da Diretoria de Política para Mulheres reuniu homens e mulheres, intercaladamente, para uma conversa sobre direitos, violência de gênero e educação sexual.

No sábado,29, ao visitar a área, Gladson Cameli e a primeira-dama Ana Paula Cameli entregaram uma superestrutura de 16 placas fotovoltaicas, permitindo a redenção energética para as famílias, por meio da captação de energia solar, em abundância na região, sobretudo nesta época do ano com o verão amazônico. Em outra ação do gabinete de Paula Cameli, foram entregues cestas básicas além de roupas para a comunidade.

“O grande objetivo é valorizar essas famílias, verdadeiros heróis que tanto necessitam da mão do estado, mas que em vez disso, sofreram por tanto tempo da omissão dele. Todo esse esforço de chegar até aqui é por eles, para reafirmar que nosso governo tem compromisso com todas as pessoas, indistintamente, seja na cidade, seja nas áreas mais longínquas desse estado”, afirmou o governador para um grupo de pequenos agricultores ribeirinhos modestos, amigáveis e felizes com a presença de Gladson Cameli, primeiro governador na região em mais de uma década, com a sua equipe.

 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Xapuri é o município com a 3a maior produção nacional de castanha no Brasil em 2023, mostra IBGE

O IBGE publica a pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura – PEVS que…

27/09/2024

Alerta: Fiocruz vê síndromes respiratórias voltando com força no Acre

Da Fiocruz -- O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (26/9), destaca que…

26/09/2024

O alerta do Acre para fundos internacionais acelerarem recursos contra mudanças climáticas

O governo do Acre participou de um importante encontro promovido pela organização norte-americana sem fins…

26/09/2024

Conheça Vinicius Souza, ex-jogador do Flamengo apontado como novo romance da cantora Anitta

Vinicius Souza se tornou um dos nomes mais comentados na web nesta quarta-feira (25), após…

26/09/2024

Por que Testemunhas de Jeová podem recusar tratamento com sangue? Entenda o que o STF decidiu

Testemunhas de Jeová podem recusar tratamentos médicos que envolvam transfusão de sangue de terceiros e…

26/09/2024

VÍDEO: Motorista perde controle e atinge duas pessoas em cidade baiana; uma das vítimas está em estado grave

Um grave acidente foi registrado na Avenida Luís Viana, em Santo Antônio de Jesus, cidade…

26/09/2024