Política

Bocalom recebe empresário para falar sobre produção agrícola

O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, recebeu nessa quarta-feira, 26, em seu gabinete de trabalho, a visita do empresário Noval Rico Filho, sócio-proprietário da empresa Fertile, que produz um novo tipo de fertilizante concentrado, com foco na produção e eficiência de lavouras.

De acordo com Noval, trata-se do carbonato de cálcio e magnésio concentrado, que segundo ele é um fertilizante de alta tecnologia, destinado a todas as fases de produção nas diferentes culturas. O novo produto é promissor no custo/benefício do mercado, com elevado aproveitamento nas áreas de citrus, café, frutíferas, folhosas, milho, soja, feijão, arroz, cana-de-açúcar, hortaliças e pastagem.

Segundo o empresário, em virtude do Acre se encontrar distante das jazidas de calcário, o carbonato de cálcio e magnésio concentrado pode trazer para o Estado uma melhor comodidade para o produtor rural e proporcionar uma economia de até 40% na preparação do solo.

O ex-deputado Jamyl Asfury, que visitou a linha de equilíbrio da Fertile, disse que o Concentrado é um produto consagrado no Brasil, sobretudo na região do Matogrosso. “É prático, eficiente e traz uma economia para o produtor”, enfatizou.

O prefeito Tião Bocalom convidou o secretário municipal de Agricultura, Eracides Caetano, e diretores da secretaria, para participar da conversa com o empresário e garantiu que todo o possível para alavancar a produção a Prefeitura vai implementar para estimular a geração de emprego e renda na capital.

Para Bocalom, a grande dificuldade dos produtores acreanos diz respeito ao preço do calcário utilizado na fertilização do solo. “O grande na nossa região é que o calcário custa R$ 70 (setenta reais) na indústria, com mais R$ 230 (duzentos e trinta reais) de frete”, explicou.

“Já o calcário concentrado vai chegar aqui pelo valor de aproximadamente 60% mais barato. Como se trata de um produto novo, a gente está olhando, observando. O empresário Noval nos prometeu que vai mandar duas toneladas do produto para fazermos um teste e, caso dê tudo certo, no ano que vem a gente pode vir a trabalhar com o novo produto”, enfatizou Bocalom, revelando que para este ano de 2021 a prefeitura já está licitando três mil toneladas de calcário para serem utilizados nos projetos de agricultura familiar do município.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024