Política

Requerimento para abertura de ”CPI da Educação” ja possui nove assinaturas

Deputados de oposição e independentes da Assembleia Legislativa se reuniram durante toda a terça-feira, 20, para deliberar a cerca da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar supostas irregularidades no governo do Acre.

Um requerimento de autoria do do deputado Daniel Zen (PT) com 9 assinaturas, deve ser entregue ainda esta semana ao presidente da Aleac deputado Nicolau Junior (PP), enfatizando que a CPI deverá investigar, pelo prazo de 90 dias, indícios de malversação e de realização insuficiente de despesas dos recursos destinados à Educação acreana (fato determinado), oriundos do Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB e demais programas suplementares do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, sendo eles o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, o Programa Nacional de Transporte Escolar – PNATE e o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD, durante os exercícios de 2019 e 2020.

O requerimento conta com as assinaturas dos deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB), Jenilson Leite (PSB), Fagner Calegario (Podemos), Neném Almeida (Solidariedade), Daniel Zen (PT), Jonas Lima (PT), Roberto Duarte (MDB), Antônia Sales (MDB) e Meire Serafim (MDB), que juntos somam nove assinaturas, das oito necessárias para se criar uma comissão parlamentar de inquérito, para investigar supostas irregularidades na Edição. O documento deverá ser protocolado na sessão da próxima terça-feira, 27.

A reportagem apurou que os parlamentares não descartam criar a comissões também para investigar as áreas de saúde e infraestrutura, constantemente denunciadas no parlamento.

No documento, pelo menos 11 pontos considerados chaves foram elencados pelo deputados na justificativa para abertura da CPI que vão desde as operações policiais que culminaram em indiciamentos de servidores públicos e empresários e denúncias formalizadas no Ministério Público, como também denúncias recentemente torneadas públicas na questão da aquisição de livros didáticos.

Uma entrevista coletiva deve ser marcada para às 10h desta quarta-feira, 21, em alguma plataforma digital que deverá ser divulgada pelos deputados signatários da CPI.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Xapuri é o município com a 3a maior produção nacional de castanha no Brasil em 2023, mostra IBGE

O IBGE publica a pesquisa Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura – PEVS que…

27/09/2024

Alerta: Fiocruz vê síndromes respiratórias voltando com força no Acre

Da Fiocruz -- O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (26/9), destaca que…

26/09/2024

O alerta do Acre para fundos internacionais acelerarem recursos contra mudanças climáticas

O governo do Acre participou de um importante encontro promovido pela organização norte-americana sem fins…

26/09/2024

Conheça Vinicius Souza, ex-jogador do Flamengo apontado como novo romance da cantora Anitta

Vinicius Souza se tornou um dos nomes mais comentados na web nesta quarta-feira (25), após…

26/09/2024

Por que Testemunhas de Jeová podem recusar tratamento com sangue? Entenda o que o STF decidiu

Testemunhas de Jeová podem recusar tratamentos médicos que envolvam transfusão de sangue de terceiros e…

26/09/2024

VÍDEO: Motorista perde controle e atinge duas pessoas em cidade baiana; uma das vítimas está em estado grave

Um grave acidente foi registrado na Avenida Luís Viana, em Santo Antônio de Jesus, cidade…

26/09/2024