O plano do município de Rio Branco para a agricultura envolve recuperar 3,1 mil quilômetros de ramais em 2021 visando garantir produção e escoamento de arroz, feijã e milho.
“O projeto começa a ser implementado este ano”, afirmou o prefeito Tião Bocalom. A primeira etapa, segundo ele, será fazer a raspagem de 2,5 mil quilômetros de ramais.
Depois, o piçarramento de 600 quilômetros ainda este ano, e com os ramais prontos, começa o projeto de mecanização. “O nosso projeto é produzir o arroz, o feijão, o milho que são os básicos da nossa produção”, disse o prefeito.
Na reunião ficou definido também o que a secretaria precisa comprar. “São tratores quebrados e que precisamos recuperar. Precisamos comprar batedeira de cereal e outros equipamentos”, disse o prefeito.
A prefeitura irá fazer também, galpões para guardar calcário, máquinas e equipamentos agrícolas e construir uma oficina mecânica interna com torno. Tudo isso está sendo organizado e pensado. “O que a gente vai fazer para o produtor é fornecer toda a parte de estrutura e insumos. Vamos apoiar o pequeno produtor para que ele tenha a sustentabilidade econômica e alimentar da sua família”.