Blog do Crica

Flaviano e Gladson fecham o “pacto das araras”

EM UM ENCONTRO QUE ACONTECEU ONTEM pela manhã, na “Chácara das Araras” – situada na estrada Apolônio Sales, de propriedade do emedebista, foi fechado um pré-pacto de aliança entre o governador Gladson Cameli e o deputado federal Flaviano Melo (MDB), pelo qual o MDB terá participação direta com indicações oficiais para cargos no governo.

A conversa durou duas horas e foi vista por ambos como “promissora”. Não ficou definida que secretaria caberá ao PMDB como quinhão para a sua entrada no governo. Não se discutiu a situação do empresário Nenê Junqueira para a Agricultura, sob o argumento de não ser do MDB. É a primeira conversa oficial e aberta que o Gladson travou com o Flaviano depois que ganhou a eleição para o Palácio Rio Branco.

O próximo passo a ser dado agora será uma reunião da executiva regional a ser convocada pelo presidente e deputado federal Flaviano Melo (MDB) para o final deste mês, com o objetivo de ouvir seus integrantes, entre eles o ex-prefeito Vagner Sales (MDB) e o prefeito Mazinho Serafim (MDB), ambos sem vínculos com o governo sobre se aceitam a aliança. Gladson se disse disposto a reatar sua aliança com Vagner e Mazinho.

Da reunião de ontem não participaram o secretário-geral Aldemir Lopes e nem o senador Márcio Bittar (MDB), que atravessaram a indicação do pecuarista Nenê Junqueira para a secretaria de Agricultura á revelia do MDB.

Não se falou em Senado, mas o BLOG tem a informação de que para a aliança se concretizar o MDB vai querer o deputado federal Flaviano Melo (MDB) na chapa de Gladson Cameli como o nome para senador.

CONVERSA NO RUMO CERTO

O GOVERNADOR GLADSON foi pelo caminho certo ao negociar a aliança com o MDB com quem tem poder de decisão, o presidente e deputado federal Flaviano Melo (MDB), que até aqui não tinha sido ouvido sobre o fato.

QUAL SERÁ FATIA?

A PERGUNTA que deverá rolar com mais insistência na próxima reunião do MDB, é qual será a fatia do partido no latifúndio do governo. Não tenho dúvida que, o acordo se fechará. A meta é não deixar o MDB ir para o Petecão.

VAI PARA A BASE?

O DEPUTADO Roberto Duarte (MDB), que se apresenta como um parlamentar “independente”, vai integrar a base do governador Gladson Cameli na Assembleia Legislativa? É a pergunta que ficar no ar.

PIADA CORRENTE

DEPOIS DA REUNIÃO DO STF, a piada corrente nos grupos das redes sociais, era essa: -STF decidiu, o ex-Juiz Federal Sérgio Moro é ladrão, e o Lula é inocente. Faz sentido.

IMAGINÁRIO POPULAR

SEM ENTRAR NA SEARA jurídica, o que vai ficar mesmo no imaginário popular é que condenaram o ex-Juiz Federal Sérgio Moro e absolveram o Lula. Ora, pois, assim é o povo.

NÃO QUER SABER DE MÉRITO

A população em sua maioria não sabe que, o Lula não foi  absolvido dos crimes que lhe foram imputados no julgamento, não se discutiu o mérito, mas o povão não sabe o que é mérito judicial, importa que soltaram o Lula.

ANÁLISE FRIA

PARA o deputado Daniel Zen (PT), o Lula nunca foi de extrema esquerda, diz haver uma falsa polarização. Assegura ser Lula do diálogo, não é extremista, e lembra do “Lulinha Paz e Amor”, com Joé Alencar de vice, empresários ganhando muito dinheiro e pobres sendo incluídos. Com crescimento econômico e distribuição de renda. Avalia friamente que, o grande dilema é se o Ciro Gomes manterá a candidatura ou se haverá unidade na esquerda. “Se houver unidade podemos até ganhar com o Lula ou com outro candidato. Mas, se não houver, aí o Bolsonaro leva de novo”.

PROVOCAÇÃO POLÍTICA

HÁBIL, como sempre foi, o ex-senador Jorge Viana (PT) não deixou por menos o rompimento anunciado entre o governador Gladson Cameli e o senador Sérgio Petecão, e tascou um comentário de solidariedade ao Petecão.

SONHO DE CONSUMO

O SONHO de consumo do Jorge Viana é compor numa eventual chapa encabeçada no próximo ano pelo senador Sérgio Petecão (PSD) para o governo, e ele como candidato a senador. Seria para o PT, que não tem candidato a governador, a sopa no mel.

POSIÇÃO COMEDIDA

O SENADOR SÉRGIO PETECÃO (PSD) teve uma posição comedida na resposta aos comentários ao seu respeito, pelo governador Gladson Cameli. Destacou que trabalha e vai continuar trabalhando para o estado; e que, sobre seu futuro político vai decidir dentro do PSD, se vai apoiar a reeleição do Gladson, ou seguir outro caminho, o de ser candidato a governador. Ressalvou que o momento é de ajudar na pandemia. Evitou ir para o confronto.

AINDA BEM

O STF deu uma dentro: negou o pedido do Bolsonaro, de barrar decretos de governadores e prefeitos. Ainda bem, se não nega, seria uma festa sem máscara para o Covid.

FIM DA FANTASIA

A Associação Médica do Brasil emitiu nota se posicionando, que cloroquina e ivermectina não têm nenhum efeito no combate do Covid. Nem Cibalena, viu?

BATALHA CONTINUA

CONVERSEI ONTEM com o secretário de Saúde, Alysson Bestene, disse que, há momentos que se vê impotente em meio a tantas mortes, mas que vai continuar à frente da SESACRE lutando para salvar vidas, e não vai deixar o cargo.

DOENÇA TERRÍVEL

O GOVERNADOR Gladson Cameli fala que até hoje sente os efeitos da contaminação pela Covid, que não deseja para ninguém, o que o faz lutar mais pela vacinação.

UM DOS MELHORES

O SECRETÁRIO Alysson Bestene tem se revelado nesta pandemia como um bom gestor, um dos melhores do primeiro escalão do governador Gladson Cameli.

NADA A SER RESSALTADO

CONVERSEI ontem com um amigo de Senador Guiomard sobre a gestão da prefeita Rosana Gomes. Na sua visão, nestes quase três meses, repete a mesmice dos antecessores, não havendo nada diferente a destacar.

“Não tenho medo de envelhecer, nunca tive essa frescura de crise, só tenho medo do fim do mundo”. Zeca Pagodinho, sambista.

Luis Carlos Moreira Jorge
Compartilhe
Publicado por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024

Racionamento de água agora é rotina para população de Acrelândia; alerta é contra desperdício

Diante da crise hídrica que afeta o Acre, mesmo com o aumento das chuvas, alguns…

23/11/2024