Política

Comissão de deputados começa inspeção em unidades de saúde do Alto e Baixo Acre

Após três dias de agendas em sete municípios do Acre, a Comissão Especial de Acompanhamento das Ações de Enfrentamento da Covid-19 da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) concluiu a primeira etapa de visitas presenciais às unidades de saúde que são referenciais para o atendimento de pacientes infectados pelo novo Coronavírus.

A missão formada pelos deputados Roberto Duarte (MDB), Cadmiel Bonfim (PSDB), Neném Almeida (sem partido), Gerlen Diniz (Progressistas) e Daniel Zen (PT), esteve conhecendo de perto os problemas e necessidades de hospitais e unidades mistas de saúde nos municípios de Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Feijó, Manoel Urbano e Sena Madureira.

A intenção da comissão é após fazer o levantamento da real situação de cada unidade de saúde, conversando com as direções, servidores e pacientes, montar um relatório que será entregue ao governo do Acre com as ponderações e o apontamento de soluções para oferecer um atendimento mais eficiente aos acreanos infectados pela Covid-19. A pandemia já infectou 59.500 em pouco mais de um ano de pandemia, já que foi no dia 17 de março do ano passado que a Secretaria Estadual de Saúde confirmou os primeiros casos da doença no Acre.

A última etapa da visita foi nas unidades de saúde de Manoel Urbano e Sena Madureira nesta sexta-feira, 5. O relator da Comissão é o deputado Cadmiel Bonfim. “As agendas foram muito positivas. Vamos produzir um relatório com as principais dificuldades encontradas pelos hospitais que são até agora falta de ambulância, falta de estrutura e principalmente falta de pessoal. Essa é sem dúvida a maior queixa nas unidades de saúde”, destacou.

A missão dos deputados continua na próxima semana. A partir de segunda-feira, 8, a agenda de visitas inclui os municípios do Baixo e Alto Acre, começando por Rio Branco. “Começampos por Rio Branco na segunda e na quarta, quinta e sexta vamos até o Alto Acre começando por Assis Brasil e visitando as unidades de saúde também em Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Senador Guiomard. Nosso objetivo é contribuir com o governo para que servidores tenham melhores condições de trabalho e a população um atendimento melhor”, afirma Roberto Duarte, presidente da Comissão.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

MUDANÇAS CLIMÁTICAS imagens mostram devastação em aldeias indígenas do Acre

  Por CPI Acre --- Extremos provocados pelas mudanças climáticas vêm afetando em curtos espaço…

28/09/2024

Pesquisa traça perfil ideológico dos eleitores brasileiros: 31% dos acreanos são de direita

Levantamento realizado pelo DataSenado revela como fatores como região, raça, gênero, religião, renda e escolaridade…

28/09/2024

Força Nacional do SUS: Atuação no combate às emergências climáticas no Brasil

As mudanças climáticas têm provocado uma série de emergências em todo o Brasil, exigindo respostas…

28/09/2024

Outubro terá bandeira tarifária vermelha patamar 2: acreanos vão pagar mais caro ainda pela conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, nesta sexta-feira (27/9), que a bandeira tarifária será…

27/09/2024

Custo de produção da soja é de 42 sacas por hectare no Acre

O Fórum Empresarial do Acre reuniu, nesta quinta-feira, 26, representantes da Ufac, IBGE, Seagro, do…

27/09/2024

A campanha do Acre para salvar animais silvestres afetados pelos incêndios

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), em parceria com o Centro de Triagem de Animais…

27/09/2024