O COMITÊ DO COVID-19, deu um salto perigoso no escuro, com olhos vendados, ao dar o famoso jeitinho brasileiro ao liberar o comércio não essencial, na fase mais aguda de contaminações e mortes, para atender os negacionistas da ciência, que colocam seus lucros acima da vida.
O que mais chama atenção é que, na sua composição existem médicos, inclusive, infectologista que sempre esteve na linha de frente contra o liberou geral. Lembra uma piada de português, a promessa feita pelo grupo negacionista, de que vai colaborar para não haver aglomeração em seus estabelecimentos.
Uma coisa é certa, se com a nova medida de abertura da porteira aumentarem os casos de contaminações e de mortes, a cobrança não será feita aos dirigentes empresariais, mas sim ao Comitê, que tomou a medida considerada como temerária.
O Acre está indo na contramão do que está ocorrendo em outros estados, onde acontecem fechamentos. E, mesmo o nosso estado estando numa fase de pré-colapso do seu sistema de saúde. As vagas de UTIs estão quase zeradas, faltam leitos, os médicos estão sobrecarregados e o Comitê faz cara de paisagem para a gravidade do momento. Espero que eu esteja completamente equivocado, e o Comitê esteja certo, e que o quadro não venha a se agravar.
Aguardemos os próximos 15 dias. Em saúde pública não se pode fazer concessões, porque as vidas é que estão em jogo.
ALGUÉM DÁ UMA EXPLICAÇÃO?
NINGUÉM ENTENDEU a medida do lockdown decretado pelo comitê nos finais de semana. O vírus só é transmissível sábado e domingo, nos demais dias é inócuo? Perguntar, não ofende!
CASA DE NOCA
O BRASIL VIROU CASA DE NOCA, onde todo mundo grita, ninguém escuta e a comida queima. Só este ano é o 5º aumento do preço da gasolina e diesel, e colado vem o do gás de cozinha. Na gestão pública, não há lugar para a fanfarronice. Adiantou a valentia contra a Petrobrás?
DESAFIO NOVO
QUALIFICAÇÃO, não falta ao deputado Pedro Longo (PV), para ser o líder do governo na ALEAC. Mas é um desafio novo e complicado. Este ano não terá muito debate com a oposição devido a pandemia, mas para o ano é pauleira.
ENTRAVE PRINCIPAL
O PRINCIPAL NÓ do novo líder Pedro Longo (PV) vai além do enfrentamento que terá com a oposição, será fazer com que, a base do governo atue unida nos debates.
A CAMINHO DO PP
O DEPUTADO PEDRO LONGO (PV) está de cuias e malas prontas para desembarcar do PV, seu destino será o PP.
BAIXAR DE FAIXA
A ATITUDE LÓGICA foi tomada pelo secretário municipal de Saúde, Frank Lima, de baixar a faixa etária de vacinação para 73 anos hoje, devido à pouca procura ontem pelo grupo de 74 anos. A fila tem de andar.
QUESTÃO DE TEMPO
O SECRETÁRIO Frank Lima, que biso ser um moço esforçado, é fazer o feijão com arroz, que a sua gestão dará certo, a fase é ainda de adequação ao cargo.
PEDIDO DA ILZAMAR
A NOMEAÇÃO pelo prefeito Bocalon do Sandino Mendes, filho do Chico Mendes, para um cargo na secretaria de Agricultura da PMRB, atende a um pedido da mulher do Chico, Ilzamar Mendes, e é o pagamento de um favor.
REMONTA À CAMPANHA DO SERRA
QUANDO o José Serra (PSDB) foi candidato contra o Lula, o Bocalon foi o interlocutor para que a Ilzamar Mendes gravasse um vídeo de apoio ao Serra. Favor político se paga com outro favor. Não vejo nada demais no ato.
TORCENDO PELA RECUPERAÇÃO
O MOMENTO é de que todos torçam, independente da ideologia, pela recuperação do governador Gladson, contaminado pela Covid. É uma questão humanitária.
GIGANTE NA LUTA
O GLADSON TEM SIDO um gigante na luta contra o Covid.
FAKE NEWS
COSTUMA-SE ler nas redes sociais que o STF proibiu o governo federal de tomar medidas na pandemia e delegou poderes só aos estados e municípios. Fake News! Apenas deu liberdade a prefeitos e governadores, mas não tirou a responsabilidade do governo federal.
SALVAÇÃO DA LAVOURA
E A DECISÃO do STF foi a salvação da lavoura. Se tudo ficasse na espera da decisão do governo federal, que é negacionista da ciência, por certo o número de mortes no país seria dez vezes maior. Não há nem dúvida.
O FERIADO DO COVID
NINGUÉM entendeu a decretação de lockdown sós no sábado e domingo. Quer dizer que o vírus só contamina nos fins de semana, e nos demais dias é inócuo?
ESQUEÇAM A DISCUSSÃO
O GRUPO que esteve no palanque do Gladson na sua eleição, está travando uma discussão do sexo dos anjos para o Senado. Só vai ter sentido o debate quando se souber quais as chapas para o governo. Antes disso é só exercício de ilação.
FASE PRETA
O SECRETÁRIO de Saúde, Alysson Bestene, está em Brasília representando o Gladson no fórum de governadores. Busca mais vacinas e apoio do Ministério da Saúde. Disse ontem ao BLOG DO CRICA que, se na próxima segunda-feira o quadro da Covid se agravar, a tendência é fechar tudo e o estado ir para a faixa preta.
NEM AÍ
NÃO ADIANTA esperar pela consciência da população, porque o que mais se vê nas ruas são pessoas aglomeradas e sem máscaras, e não serão os empresários que mudarão este panorama, porque o caso é de educação.
SABER PRIMEIRO
O SENADOR Sérgio Petecão (PSD) será ou não candidato ao governo no próximo ano? E, é preciso se saber isso, porque se ele e o Gladson forem candidatos serão duas vagas para candidaturas; a terceira, por certo, será do PT.
CABEÇA DE BURRO
PARECE que há uma cabeça de burro enterrada na ponte sobre o Rio Madeira, o tempo avança e não é inaugurada.
COMO EXISTE O SOL
NA CABEÇA os assessores diretos do Gladson Cameli há uma única certeza para 2022, a de que se se o senador Sérgio Petecão (PSD) for disputar o governo no próximo ano, será apoiado pelo prefeito Tião Bocalom.
FRASE MARCANTE
“A esperança é necessária ao coração como o sol à existência das flores”. Garcia da Cunha Matos
Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…
O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…
O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…
Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…
Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…
Diante da crise hídrica que afeta o Acre, mesmo com o aumento das chuvas, alguns…