Notícias

Informes sobre saúde da comunidade LGBT no Acre preocupam MPs

É obrigatória comunicação da notificação compulsória, que deve ser feita por médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde públicos ou privados

O Ministério Público Federal (MPF) em conjunto com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC) e o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) encaminhou ao secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, ofício requerendo informações sobre a notificação compulsória de doenças e eventos de saúde pública nos serviços público e privado do estado relacionados ao público LGBTQI+.

A notificação compulsória trata-se de uma linha de cuidado para a atenção integral a saúde, pois prevê também o acolhimento, os cuidados profiláticos, o tratamento, o seguimento na rede de cuidado e proteção social, além das ações de vigilância e prevenção das violências e promoção de saúde e cultura de paz.

De acordo com a Portaria 1.271/2014 do Ministério da saúde, inciso VI do artigo 2º e 3º é obrigatória a comunicação de notificação compulsória pelos médicos, profissionais de saúde, ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doenças, agravo ou evento de saúde pública.

As instituições requisitam que devido à inexistência de dados de doenças, agravos e eventos de saúde pública envolvendo a população LGBTQI+ no estado, as informações referentes ao cumprimento da Portaria 1.271/2014 sejam enviadas no prazo de 10 dez dias. Foi solicitado também que, caso estas normas não estejam sendo cumpridas, sejam enviadas explicações sobre o motivo do descumprimento.

O documento foi assinado pelo procurador da República, Lucas Costa Almeida Dias, pela coordenadora do subnúcleo de Direitos Humanos 2 (SDH2) da DPE/AC, defensora pública Flávia do Nascimento Oliveira, e pela coordenadora-geral do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) do MPAC, procuradora de Justiça Patrícia de Amorim Rêgo.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Inflação na capital do Acre se firma entre as menores do Pais, mostra estudo

A inflação de abril no município de Rio Branco foi de 0,15%, indicando uma redução…

18/05/2024

O Acre busca avanços na luta antimanicomanial consolidando a Lei de Saúde Mental

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), celebra neste…

18/05/2024

Tabagismo responde por 80% das mortes por câncer de pulmão no Brasil

Estudo feito por pesquisadores da Fundação do Câncer aponta que o tabagismo responde por 80%…

18/05/2024

Mais de 95% da população diz ter consciência das mudanças climáticas

A grande maioria da população brasileira (95,4%) afirma ter consciência de que as mudanças climáticas…

18/05/2024

Locais de provas do concurso público da Sefaz poderão ser consultados a partir do dia 24 de maio

Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 17, o governo do Acre…

18/05/2024

Crônica de um obituário: A morte das redações!

Havia uma época em que as redações dos jornais eram vibrantes, cheias de paixão e…

18/05/2024