Política

Petecão é o relator setorial para defesa nacional no Orçamento da União

Atingida por fortes chuvas, que estão provocando desabamentos, soterramentos, inundando rios, ruas e invadindo casas, a população do Acre passa por um momento de muita dificuldade. O alerta é do senador Sérgio Petecão (PSD-AC), segundo quem 130 mil moradores foram afetados e centenas de famílias levadas para abrigos improvisados.

De acordo com ele, “o Estado todo está vivendo um momento de muita dificuldade. Precisamos restabelecer todos os equipamentos, serviços essenciais na área de saúde, na área de infraestrutura e na área do desenvolvimento social, além das necessidades particulares de cada cidadão, daquelas pessoas atingidas”. Ele pede providências urgentes do governo federal para socorrer a população desalojada. A equipe econômica promete a liberação de R$ 450 milhões para ajudar as vítimas de enchentes em todo o país.

O senador do PSD do Acre tem ainda outra missão importante. Ele será responsável por elaborar o relatório do Orçamento da União que abrange o Ministério da Defesa, Aeronáutica, Exército e Marinha.

Segundo Petecão, o relatório prevê investimentos que deverão movimentar mais de R$ 65 bilhões entre as respectivas áreas neste ano. A peça contemplará inúmeros projetos, tendo destaque o que prevê a implementação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras – Sisfron. Este projeto incrementará a capacidade de monitorar as áreas de fronteira, aumentando a segurança e coibindo delitos transfronteiriços e ambientais, beneficiando principalmente a Região Amazônica e também a área denominada Amazônia Azul.

Com 7,4 mil quilômetros de costa, o Brasil tem, sob sua jurisdição, 3,5 milhões de quilômetros quadrados de espaço marítimo. Área que apenas o Brasil pode explorar economicamente e que, por conta das riquezas naturais e minerais abundantes, é chamada de Amazônia Azul, numa comparação à importância da floresta amazônica para o país.

O relatório contemplará ainda, adequação da infraestrutura de 37 Pelotões Especiais de Fronteira da Região do Calha Norte, aquisição de helicópteros para emprego das Forças Armadas e desenvolvimento de tecnologia de interesse da Defesa Nacional, entre outros. “Trata-se de uma área importante para a Amazônia e essencial para o Brasil e todo o mundo”.

As ações da Defesa englobam projetos no Calha Norte e Exército (ambos responsáveis pela realização de obras estruturantes) e setores fundamentais para o desenvolvimento de tecnologia, comunicação e engenharia nacional. Para o Senador, “estamos com a oportunidade de garantir um tratamento diferenciado para a nossa Amazônia, o meu estado e todo o Brasil”, concluiu.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024

Racionamento de água agora é rotina para população de Acrelândia; alerta é contra desperdício

Diante da crise hídrica que afeta o Acre, mesmo com o aumento das chuvas, alguns…

23/11/2024