Notícias

Justiça do Trabalho no Acre, RO e MT ganham premiação do CNJ   

Os Tribunais Regionais do Trabalho da 14ª Região (com jurisdição em Acre e Rondônia) e da 24ª Região (com atuação em Mato Grosso do Sul) foram vencedores da 11ª edição do Prêmio Conciliar é Legal, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Dividida em dois eixos temáticos (produtividade e boas práticas), a premiação busca reconhecer práticas de sucesso, estimular a criatividade e disseminar a cultura dos métodos consensuais de resolução dos conflitos. 

No eixo de boas práticas, o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT24) venceu a categoria “instrutores de mediadores e conciliadores”, com a prática “Projeto Jovens Mediadores”. Conduzido pelos juízes Bóris Luiz Cardozo de Souza e Déa Brandão Cubel Yule e Bór, o curso tem como objetivo estimular o protagonismo dos estudantes de Direito na condição de potenciais advogados, por meio da aprendizagem de técnicas que lhes permitam atuar positivamente na gestão dos conflitos em sua vida profissional e pessoal, diminuindo a judicialização dos conflitos. 

O projeto já contou com a participação de mais de 200 estudantes e aborda conteúdos relacionados a Políticas Públicas de Tratamento Adequado dos Conflitos, uso de técnicas de mediação, da psicologia positiva aplicada, além da comunicação não violenta. Alinhada à agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa atua na promoção de uma sociedade pacífica e inclusiva, proporcionando o acesso à justiça para todos. 

O Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (TRT14) foi um dos três tribunais vencedores do eixo produtividade, baseado em dados que comprovem a consolidação da Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos em cada ramo de Justiça, tendo como marco temporal os 12 meses que precedem a Semana da Conciliação. 

Já é o quarto ano consecutivo que o tribunal é premiado. Em 2020, foram mais de 6,4 mil audiências de conciliação realizadas nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º grau instalados nas capitais de Porto Velho  e Rio Branco. Nas Varas do Trabalho, mais de 4,9 mil ações de conhecimento foram solucionadas por acordo e outras 9,5 em processos de liquidação e execução. 

Também recebeu menção honrosa o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT21), que atende aos trabalhadores do Rio Grande do Norte, por ter sido o tribunal do ramo trabalhista com maior número de acordos durante a XV Semana Nacional de Conciliação de 2020 em relação ao total de sentenças e decisões terminativas de processos passíveis de acordo nos doze meses anteriores. 

 

 

 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024