Ciência e Tecnologia

Embrapa firma parcerias com prefeituras do interior do Acre

Com o objetivo de ampliar o alcance das ações da Embrapa no interior do Acre, a gestão da empresa no Acre tem se reunido com prefeitos e secretários de Agricultura para firmar acordos de cooperação técnica.

Segundo Eufran Amaral, chefe geral da Embrapa Acre, o propósito das parcerias com as prefeituras é de, principalmente, fortalecer as culturas agrícolas de cada município. “Como café, abacaxi, mandioca, banana, além da pecuária de corte e leiteira. Nos municípios do Vale do Juruá discutimos sobre esses cultivos em Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul, e no Baixo Acre/Purus em Capixaba, Plácido de Castro e Manoel Urbano”, conta.

Em Rodrigues Alves, a reunião ocorreu entre o supervisor do Setor de Transferência de Tecnoligia no mo Juruá, Daniel Lambertucci, o prefeito Jailson Amorim e o secretário de agricultura Osmarino Lagos na quinta-feira (4 de fevereiro). Foram debatidas quais ações serão inseridas no novo Plano de Trabalho, para renovação do Termo de Cooperação Técnicacvigente. As cadeias prioritárias para a nova gestão municipal são horticultura, cafeicultura, bananicultura e cacauicultura, além da continuidade do mapeamento de solos, iniciado em 2018.

Em Capixaba, participaram das conversas o prefeito Manoel Maia, o vice-prefeito Richard Lima e o deputado federal Alan Rick, no final de 2020. A ideia é que técnicos da prefeitura de Capixaba sejam capacitados para atuarem como agentes multiplicadores das tecnologias geradas pela Embrapa.

Em dezembro, a deputada federal Vanda Milani também visitou as instalações da Unidade, junto com o prefeito de Plácido de Castro, Camilo Silva.  “A presença da Embrapa no plano estratégico desses municípios, como Plácido de Castro está se propondo, agrega valores e oportunidades para o crescimento do setor produtivo, a organização das cadeias e o aumento no cultivo de alimentos. Tudo de maneira sustentável”, afirmou a deputada.

Para Camilo Silva, Plácido de Castro conta com uma área muito rica em café, abacaxi, macaxeira, grãos, além das pecuárias de corte e leiteira. “Essa foi uma oportunidade para alinharmos as ações que visam fortalecer essas cadeias produtivas”, disse.

Em Mâncio Lima, a reunião aconteceu com o prefeito Isaac Lima, o secretário de produção do município e outras autoridades. A parceria terá duração de três anos e a expectativa é que até o final deste ano, a Embrapa tenha concluído o mapa de solos do município em escala detalhada que será a base para os zoneamentos temáticos.

Em Cruzeiro do Sul, a reunião aconteceu com o vice-prefeito Henrique Afonso, o secretário de agricultura, pesca e abastecimento, Elenildo de Souza Nascimento e equipe da Embrapa local, juntamente com várias autoridades municipais. Na ocasião, vice-prefeito  enfatizou o compromisso da nova equipe da Prefeitura de fortalecer e ampliar a o atual acordo de cooperação com a Embrapa.

Em Feijó, a reunião foi com o prefeito, Kiefer Roberto Cavalcante Lima, o secretário de Meio Ambiente, José Juarez Leitão Dos Santos e o secretário de Agricutura,  Francisco Valério da Silveira, que demandaram a Implantação de Unidades Referência Tecnológicas de culturas prioritárias e treinamento de técnicos, além da avaliação da fertilidade do solo, recomendação de adubação e calagem e estruturação de Zoneamento Pedoclimático. Todas estas ações estão sendo consideradas no Plano de Trabalho do Acordo de cooperação a ser firmado no mês de março.

Em Manoel Urbano, a reunião foi realizada com o prefeito, Tanízio Sá e secretário de Agricultura e Meio Ambiente,  Cleudon Vieira da Cunha que demandaram ações de transferência de tecnologia e de atividades de gestão territorial, incluindo o planos agrícola do município. O prefeito também ressaltou o apoio do município para captação de recursos para execução do plano de trabalho do Acordo de Cooperação a ser firmado em março.

“Em todos esses municípios estamos fazendo os Acordos de Cooperação Técnica com foco em gestão territorial e capacitação de técnicos. Além disso, todos os parlamentares se comprometeram em ajudar a Embrapa com emendas e outras formas de captação de recursos como os Termos de Execução Descentralizada”, afirma Amaral.

Resultados no Juruá

Em Cruzeiro do Sul, a parceria entre Embrapa e a prefeitura já rendeu resultados: o município é o primeiro do Juruá a contar com dados detalhados sobre os tipos de solos, hidrografia, relevo e vegetação e grau de ocupação da terra, estudo feito pela equipe da Embrapa e parceiros.

“Esses conhecimentos são essenciais para a tomada de decisão da gestão pública e de quem vive no campo, sobre onde plantar e o que cultivar para melhorar a renda familiar e alavancar a economia do município”, diz Eufran Amaral. Os mapas gerados pela pesquisa serviram de base para a elaboração do plano agrícola do município.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Chuvas não amenizam má qualidade do ar no Estado do Acre, que vai de muito ruim a péssima neste domingo (15)

O governo do Acre divulgou o boletins do nível dos rios, qualidade do ar e…

15/09/2024

Alison dos Santos termina 2024 como bicampeão da Diamond League

Alison dos Santos (foto) termina 2024 em alta. Neste sábado (14), ele venceu a prova…

15/09/2024

Seca e queimadas exigem mais cuidados com saúde; confira orientações

As condições atuais de seca, queimadas e altas temperaturas em boa parte do país levou…

15/09/2024

Agosto apresenta menor número de roubos no Acre dos últimos 11 anos; veja dados da Sejuspd

O mês de agosto de 2024 apresentou uma queda significativa no número de ocorrências de…

15/09/2024

Educação abre consulta pública da nova política de EJA no Acre; saiba os motivos dessa medida

Esse é o momento de democracia dentro da Educação de Jovens e Adultos”, destacou Jessé…

15/09/2024

Delta/ac24horas: Chicão da Distribuidora aparece com 45% e Zé Luís com 37% em Mâncio Lima

O Instituto Delta Agência de Pesquisa, em parceria com o ac24horas, divulgou neste domingo (15),…

15/09/2024