Manchete

Ao receber vacina de Oxford, Gladson diz que Acre vai comprar mais 1 milhão de doses

 

A segunda remessa de vacinas  contra a Covid chegou ao Acre ao meio-dia deste domingo, 24, transportada gratuitamente pela companhia Azul Linhas Aéreas. São 5.080 doses produzidas pelo laboratório britânico Astrazeneca, fabricada no Brasil pela Fiocruz. O governador Gladson Cameli e o secretário de saúde, Alysson Bestene, receberam o lote de medicamentos no pátio do aeroporto de Rio Branco, de onde a carga seguiu escoltada pela Polícia Federal e pelo Grupo Especial de Fronteira (Gefron) até o local onde vai ficar armazenada para distribuição.

O governador informou que igual ao que ocorreu com o primeiro lote, parte dessa remessa será enviada para as 21 cidades do estado, destinada exclusivamente para os profissionais da saúde. Ele anunciou, ainda, que vai a São Paulo tentar comprar um milhão de doses.

“Eu não vou ficar aqui parado esperando mandarem pra gente. Vou a São Paulo procurar os meios para que a gente possa comprar um milhão de doses, pra que a gente não fique mais nessa dúvida, de uns sim e outros, não. Todos nós precisamos de uma resposta à altura e eu sou responsável como governador por buscar essas soluções”, enfatizou Cameli.

O secretário de Saúde, Alysson Bestene, disse que o número de doses enviadas ao Acre atinge uma cobertura de 20% dos profissionais de saúde, garantindo que as vacinas irão chegar a todas as cidades, como ocorreu na semana passada.

“Vamos agora montar a logística para distribuição e encaminhar para os municípios a quantidade conforme a orientação do Ministério da Saúde. Aqui em Rio Branco vamos dar continuidade à imunização a partir desta segunda-feira, 25”, garante.

O governador esclareceu que o Acre montou um rígido sistema de controle para evitar irregularidades na distribuição das doses, como ocorreu em outros estados. O Ministério Público, segundo ele, tem amplo e total acesso a esse sistema. Gladson afirmou que não vai tolerar que pessoas que não estão na lista das prioridades sejam contempladas agora com a vacina.

“Não foi o governador quem impôs essa regra, foi o governo federal e o Ministério da Saúde, e nós vamos seguir a risca. A fiscalização, a presença dos órgãos de controle vai garantir esta transparência. Eu sei que todos querem. Eu peço que as pessoas tenham paciência, porque vai chegar a vez de todos. Não vamos perder a esperança que eu vou até o último momento na busca pelas doses para imunizar todo os acreanos”, diz Cameli.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024