Ciência e Tecnologia

Starship: protótipo SN9 passa por mais três testes de ignição estática; saiba mais

Na quarta-feira (13), o novo protótipo do foguete Starship, da SpaceX, passou por novos testes. Durante a realização de algumas novas ignições estáticas, o SN9 teve seus motores Raptor ativados três vezes nas instalações da empresa no Texas, o que pode indicar que o teste de voo de alta altitude não esteja tão longe de ser feito.

A ignição estática é um procedimento em que os motores do foguete são ativados rapidamente enquanto o veículo se mantém preso ao chão. Elon Musk, CEO da SpaceX, comentou em seu Twitter o sucesso do procedimento e a ausência de RUDs, ou seja, que não houve explosões. Já em outra publicação na rede social, Musk relatou que inspeções estavam sendo realizadas e que o procedimento foi um bom progresso para o objetivo de ir para Marte.

O teste faz parte dos preparativos para o lançamento do SN9 em um teste de voo que, se tudo correr conforme o planejado, deverá ocorrer em até algumas semanas — há informações de restrições no espaço aéreo da região para sexta-feira e sábado desta semana. É esperado que o primeiro voo do SN9 seja semelhante àquele de seu antecessor, o protótipo SN8, que alcançou altitude de cerca de 12,5 km nos céus do Texas. Já no fim do procedimento, o foguete acabou descendo rápido demais e explodiu ao pousar.

Mesmo assim, a SpaceX considerou que o teste foi um sucesso, já que conseguiu obter os dados desejados e outras informações. Testes com protótipos anteriores tiveram desfecho parecido: em 2019, um protótipo explodiu após o carregamento do propulsor no tanque. Já o veículo SN4 também explodiu em uma grande bola de fogo que resultou na destruição do protótipo e da plataforma de lançamento. Como o SN8 precisou passar por quatro ignições estáticas antes do voo, é possível que mais algumas sejam feitas com o SN9.

A SpaceX vem trabalhando no desenvolvimento do sistema Starship para que, futuramente, leve cargas úteis e até 100 pessoas para a Lua, Marte e outros destinos distantes. Para isso, o sistema é composto pela nave de mesmo nome e pelo poderoso booster Super Heavy. Ambos terão motores Raptor; a versão final do Starship deverá ter seis deles, enquanto o Super Heavy terá cerca de 30. Musk vem trabalhando com um cronograma ambicioso e agressivo: segundo ele, o Starship pode partir em uma missão não tripulada com destino ao Planeta Vermelho em 2024.

Fonte: Space.com, CanalTechCNet

Da Redação
Compartilhe
Publicado por
Da Redação

Últimas Notícias

Microplásticos encontrados na comida podem ser levados ao cérebro, diz estudo

Pequenas partículas de plástico chamadas de "microplástico", encontradas em comidas, poderiam migrar do intestino para…

30/04/2024

Bombeiro é atropelado por motociclista que empinava moto; veja o vídeo

Um bombeiro foi atropelado por um motociclista que passou empinando uma moto na frente da…

30/04/2024

O que está por trás do aumento de peso em crianças no Brasil

Estudo recém-publicado revela que excesso de peso se tornou um problema ainda mais grave entre…

30/04/2024

Jovens participam de ‘trend da gravidez’, e mulher desmaia ao ver resultado positivo

Jovens participam de 'trend da gravidez', e mulher desmaia ao ver resultado positivo. O post…

30/04/2024

Problema nos rins deve se tornar 5ª maior causa de morte no mundo

A doença renal crônica vem se tornando uma epidemia silenciosa e deve se tornar a…

30/04/2024

Vídeo mostra agressão de Ben Jor a fotógrafo; cantor foi a audiência no Rio

Jorge Ben Jor, 85, compareceu na manhã de hoje ao 5º Juizado Especial Cível da…

30/04/2024