fbpx

Plano de fuga em massa envolvia 26 presos do Complexo Penitenciário de Rio Branco

Policiais penais do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) frustraram mais um plano de fuga nesta quarta-feira, 6. Se concretizado, 26 presos fugiriam da Unidade de Regime Fechado, também conhecida como Chapão, do complexo Penitenciário de Rio Branco.

O fato aconteceu no pavilhão K da unidade, onde os profissionais encontraram, dentro de uma das camas de alvenaria da cela 9, uma corda e uma escada produzidas com lençóis e, ainda, identificaram que a estrutura de ferro da ventilação lateral da cela 10 estava danificada.

De acordo com a equipe de plantão, havia a informação de que detentos do pavilhão K planejavam uma fuga em massa por meio de um buraco. Com isso os profissionais realizaram revista estrutural e identificaram que os presos da cela 9 haviam iniciado um buraco que dava acesso ao banho de sol.

Dando prosseguimento à revista, os policiais encontraram a corda e a escada artesanal em uma das cama de alvenaria da cela 9, e identificaram que a ventilação lateral da cela 10 estava quebrada. Ao revistar o local que dá acesso à laje do pavilhão, um dos policiais identificou pegadas humanas.

Diante dos fatos, os detentos foram realocados em outras celas e um procedimento administrativo será aberto para apurar os fatos e a falta cometida por eles.

Neste artigo