Cidades

Cruzeiro do Sul vai receber ações de apoio à agricultura familiar

Valorizar a população rural e oferecer condições para mantê-la no seu habitat estão entre as prioridades da gestão do governador do Acre, Gladson Cameli, cujo direcionamento tem fortalecido cada vez mais as ações referentes à produção familiar.

Para conhecer avanços e carências dos produtores rurais em suas localidades, esta semana o titular da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), Edivan Azevedo, cumpriu agenda nos municípios do Vale do Juruá, acompanhado pelos técnicos dos escritórios locais da Sepa.

O governo do Acre está preparando uma forte ação de apoio à agricultura familiar em todo o estado para fortalecer a economia rural no pós-pandemia, em parceria com as prefeituras municipais. O pacote de apoio deve incluir o fomento à atividade agropecuária familiar, a oferta de crédito com condições especiais e a inclusão desses agricultores no Programa de Aquisição de Alimento (PAA).

Sabe-se a importância  que a agricultura familiar exerce para a produção de alimentos, a soberania e segurança alimentar do estado. O governo quer garantir que eles tenham condições de continuar produzindo. E para que isso aconteça o estado está responsável por levar  assistência técnica, mecanização, calagem, adubação do solo, insumos, escoamento e apoio na comercialização da produção. A ação representa 80% dos estabelecimentos agropecuários do estado.

Para o secretário de Produção e Agronegócio, Edivan Azevedo, diante da pandemia e das dificuldades que os agricultores e agricultoras familiares estão enfrentando para produzir alimentos, comercializar a produção e para honrar com seus compromissos financeiros, o momento exige ações concretas e rápidas. “Por isso, visitar cada comunidade e conhecer os seus anseios nos fará ter uma visão de onde podemos começar “, comenta.

A agenda teve início no município de Cruzeiro de Sul, para conhecer e ouvir os agricultores familiares. A  comunidade Olivença II foi a primeira a ser ouvida. Além da avicultura, ali verifica-se a produção de frutas, mandioca, batata-doce, farinha, ovos e hortaliças, entre outras culturas cujo resultado é direcionado à comercialização nos mercados de Cruzeiro do Sul e Guajará.

As mais de 50 famílias que compõem a comunidade solicitaram ao secretário o acesso a assistência técnica, insumos, sementes certificadas e a construção de canteiros suspensos.

Na terça-feira, 10, o secretário e técnicos da Empresa de Assistência Técnica Extrativista Rural do Acre (Emater) local e Sepa estiveram no Ramal 12, no Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Recanto, reunidos com os agricultores familiares da Sociedade Agrícola Acenom e visitaram plantios de arroz, feijão, banana, mandioca, milho, café e cacau. “O governo do Estado levará apoio técnico, insumos e equipamentos para que melhorar a produtividade local”, afirmou Edivan.

Na quarta-feira, 11, a agenda do secretário e das equipes, que incluíram técnicos do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), realizou uma visita ao Ramal da Preguiça, no Projeto de Assentamento Santa Luzia, para ouvir os mandiocultores na casa de farinha local. Eles querem ampliar o plantio de mandioca, e o governo do Estado irá apoiar a demanda com assistência técnica, auxílio no preparo do solo, cessão de insumos e facilitamento de acesso ao crédito rural.

O gestor conheceu aspectos do cotidiano da comunidade. Foto: Cedida.

Cadeia produtiva

Já na quinta-feira,12, o secretário  esteve reunido com os membros da Associação de Agricultores Familiares Assis Brasil, localizada no Ramal do Macaxeiral. Ali, conheceu a Granjinha São Braz, do casal Antônio Vieira e Eucilene Alves.

Casal Antônio Vieira e Eucilene Alves com o secretário de Produção.  Foto: Cedida.

O plantel avícola  é de duas mil galinhas poedeiras, com produção diária de 1.800 ovos vermelhos, criadas no sistema cage-free, que dispensa o confinamento em gaiolas, deixando-as livres em solo. A planta comercial é constituída de quatro divisórias, onde ficam localizadas as salas de recepção, operacionalização, armazenagem e expedição de ovos, o que permite a padronização, a limpeza e o processo de desinfecção.

A granja conta com assistência técnica da Sepa local por meio do zootecnista Jalceyr Pessoa, que é doutor na área.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024