Notícias

Sem manutenção na rede elétrica, panes causam prejuízo maternidade e Hospital Infantil de Rio Branco

Do CRM

Após uma denúncia, o Conselho Regional de Medicina do Acre  fiscalizou na 1a semana de novembro o complexo de Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e da Criança (SASMC), composto pelo Hospital da Criança e a Maternidade Bárbara Heliodora, em Rio Branco. A ação foi realizada pelo conselheiro diretor, Dr. Ricardo Mantilla, com apoio da analista de Saúde do Ministério Público do Estado, Thalita Adriana Ferreira.

A equipe de fiscalização foi acompanhada pelo gerente administrativo do SASMC, Cleber Cardoso, e pela cirurgiã pediátrica que atua nas duas unidades, Fernanda Lage.

A denúncia recebida pelo CRM relatava que as unidades estavam com graves problemas no centro cirúrgico, onde são feitas as cirurgias de recém nascidos e as urgências dos internados no Hospital da Criança, o que colocava em risco a vida desses pacientes. Ainda segundo o relato, os problemas já tinham sido expostos à gestão desde o início deste ano, mas as tentativas de resolução não tiveram êxito.

Durante a ação, o Conselho constatou que a unidade está sem aquecedor elétrico cirúrgico, conforme relatado na denúncia. Segundo o conselheiro do CRM, esse aquecedor é essencial para a segurança, principalmente, dos recém nascidos que são expostos a anestesia e a laparotomia.

O hospital possui ainda apenas um aparelho de bisturi elétrico, que tem apresentado defeito há mais de um ano, pelo que foi verificado durante a fiscalização. Além disso, apenas um dos focos cirúrgicos da unidade de saúde está funcionando com iluminação insuficiente do campo operatório, o que pode causar lesões nos pacientes devido à baixa visibilidade durante a cirurgia.

Outra situação que precisa ser destacada é com relação à parte elétrica das unidades, uma vez que, segundo os relatos, foi constatado que tem havido a queima de alguns equipamentos. Além da falta de manutenção na infraestrutura dos hospitais, que apresentam várias goteiras. Também falta manta térmica e o principal equipamento do Estado que realiza ultrassonografia na Maternidade está quebrado. O equipamento que está sendo utilizado para realizar esses exames não tem suportado a demanda, pois o mesmo não é destinado para tal fim.

Um relatório com todos os problemas constatados que precisam ser resolvidos deve ser elaborado e encaminhado tanto ao Ministério Público do Estado como à direção das unidades e à Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre) para que sejam tomadas as medidas cabíveis.

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Corpo de Flaviano Melo chega para ser velado no Palácio Rio Branco; político recebe as homenagens do povo do Acre

O corpo do ex-deputado federal, ex-governador do Acre e ex-senador da República, Flaviano Melo, que…

23/11/2024

Saiba tudo sobre o Santa Cruz, que joga amistoso neste domingo (24) contra o Flamengo na Arena

Originado em 2022, o Santa Cruz Acre Esporte Clube foi construído com a missão de…

23/11/2024

Ao menos 56 migrantes têm trabalho formal no Acre, diz Boletim das Migrações

O Boletim da Migração de novembro de 2024 destaca o papel crescente dos migrantes, refugiados…

23/11/2024

Governo convoca professores do processo seletivo para a Educação Indígena e Ensino Regular

O governo do Acre publicou no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 22, a convocação…

23/11/2024

Governo estende a todas as cidades as verbas para o SUS prover ações de nutrição

Em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), Ministério da Saúde formalizou o aumento…

23/11/2024

Suframa no Acre tem nova coordenadora; saiba quem é Camila Mendonça

Tomou posse nesta sexta-feira, 22 de novembro, a nova coordenadora da Coordenação Regional de Rio…

23/11/2024