A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus exigiu que o sistema de saúde fosse readequado para atender os pacientes com Covid-19, sem colocar em risco as pessoas que buscam outras especialidades médicas. Assim, no Acre, a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), ficou como unidade de retaguarda para atender demandas não relacionadas ao coronavírus, recebendo pacientes de diversas unidades.
Assim, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e Fundhacre, com apoio do governo do Estado, fizeram um planejamento durante os meses mais críticos da pandemia no Acre para que a Fundação fosse estruturada com novos equipamentos para suprir todas as demandas.
Sendo a Saúde uma das prioridades do governo, o secretário de Estado de Saúde, Alysson Bestene, destaca a importância das parcerias para prestar um serviço de qualidade à população.
“O governador sempre preza pela união e aqui é uma demonstração disso, pois os pacientes que foram remanejados para a Fundação foram todos atendidos e a gente continua trabalhando para cada vez mais melhorar a saúde do nosso estado e, esse trabalho em conjunto, com o apoio do governo, trará melhores dias aos acreanos”, destacou o secretário.
Nesta quinta-feira, 1º de outubro, a Fundhacre recebeu 10 camas automatizadas para unidade de terapia intensiva (UTI), que inclusive medem o peso do paciente, e, ainda, 25 leitos de enfermaria.
“Essa é uma parceria que a fundação tem com a secretaria de Saúde. São dez camas de UTI e 25 para enfermarias, e elas são adaptadas para que o paciente tenha maior conforto”, enfatizou o presidente da Fundhacre, Argemiro Santos.
Ainda segundo o presidente da Fundhacre, os antigos leitos serão realocados para a unidade de terapia semi-intensiva que será aberta.
De acordo com o diretor de Assistência à Saúde da Sesacre, Fernando Sampaio, o objetivo é a estruturação da unidade para continuar servindo como retaguarda à população: “Nosso objetivo é que consigamos estruturar o hospital para que toda a rede que precisa da Fundhacre seja atendida”, explicou o diretor assistencial da Sesacre, Fernando Sampaio.
Dos equipamentos destinados à estruturação da Fundhacre são frutos de parceria entre Sesacre, Banco Mundial e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag): 1 torre de vídeo, 1 carro de anestesia e 1 mesa cirúrgica para a realização de cirurgias minimamente invasivas.
“Esses equipamentos propiciaram para que a cirurgia no Acre avançasse uns 20 anos em termo de tecnologia. e foram instaladas há 40 dias e já realizamos cerca de 20 cirurgias”, contou o cirurgião oncológico, David Carneiro.
Os outros materiais são:
2 mesas cirúrgicas
1 aparelho de ultrassonografia
2 aspirador
3 ventilador pulmonar
2 balanças tipo plataforma
5 bancos mocho
25 camas fawler
10 camas tipo UTI
4 carros de transporte para materiais diversos
10 colchões pneumático
5 macas fixa
5 maca de transporte
10 mesa de mayo
3 oxímetros
2 otoscópios
10 monitores multiparâmetros
8 bombas de infusão
O agronegócio vive um período de forte crescimento nos últimos oito anos no estado. O…
Na reinauguração da Arena da Floresta, o Flamengo Sub-20 venceu o Santa Cruz por 2…
Arena da Floresta com festa histórica, arquibancadas lotadas e compromisso pelo esporte e juventude O…
Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2.799 da Mega-Sena, sorteado nesse sábado (23) à…
A relação entre saúde e clima é um dos principais desafios contemporâneos para o desenvolvimento…
O edital para a consulta pública aos horários das provas do Concurso Público Unificado da…