fbpx

Presos escavaram buraco, tinham “teresas” e arma artesanal para fuga do presídio de Rio Branco     

Uma tentativa de fuga foi registrada na noite desta segunda-feira (21)  no Complexo Penitenciário de Rio Branco. Pelo menos 39 detentos estavam em processo  de fuga mas acabaram interceptados pela carceragem.  Segundo o Iapenos  presos estavam usando   sete cordas artesanais conhecidas como “teresa”, uma escada e uma chave artesanal, além de um simulacro de arma de fogo para tentar escapar do presídio.  

De acordo com a equipe da unidade, por volta das 18h40, o policial de plantão na guarita número 7 visualizou alguns presos no solário destinado ao banho de sol pavilhão “L”. Diante da situação, o operador chamou a atenção dos presos com comando de voz e realizou um disparo de advertência. 

Com o barulho, alguns detentos retornaram para o interior do pavilhão, enquanto outros quatro presos já se encontravam na área externa do alojamento. Desta forma, com apoio de um segundo policial, mais dois disparos de advertência foram efetuados. 

Via rádio os agentes  informaram sobre a tentativa de fuga no pavilhão “L” e foram prontamente atendidos pelo Grupo Penitenciário de Operações Especiais (Gpoe) que prestou o devido apoio na contenção dos detentos. 

Os policiais penais realizaram uma verificação de estrutura e identificaram que os detentos das celas 3, 4, 8 e 9 abriram o solário com uma chave artesanal. Durante a contagem foi verificado que nenhum detento havia fugido e que os quatro que estavam do lado de fora já tinham retornado pelo mesmo buraco feito no solário.  

Os presos  foram encaminhados para o isolamento preventivo e responderão a processo administrativo disciplinar. 

 

 

 

Neste artigo