Notícias

Previdência estende antecipação de auxílio por incapacidade temporária     

Foi publicada na edição do Diário Oficial da União, desta segunda-feira (24), uma portaria da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que disciplina a operacionalização da antecipação de parcelas de salário mínimo mensal ao requerente do auxílio por incapacidade temporária (antes denominado de auxílio-doença). Esta antecipação foi estabelecida pela lei 13982, em razão da emergência de saúde pública da covid-19. 

O normativo prevê que a antecipação de um salário mínimo mensal será devida pelo período definido em atestado médico, limitado a sessenta dias. Anteriormente, este prazo estava limitado a trinta dias. Os atestados serão submetidos a análise de conformidade pela Subsecretaria de Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência e pelo INSS. 

O beneficiário poderá ainda requerer a prorrogação da antecipação do auxílio com base no período de repouso informado no atestado médico anterior ou solicitar novo requerimento mediante apresentação de novo atestado médico, limitada a prorrogação da antecipação também ao prazo de sessenta dias. 

Caso o período estimado de repouso informado no atestado médico não corresponda a mês completo, o valor antecipado será proporcional ao número dias, na razão de 1/30 do salário mínimo mensal por dia. 

O requerimento da antecipação deverá ser anexado por meio do site ou do aplicativo ‘Meu INSS’ e mediante declaração de responsabilidade pelos documentos apresentados. O atestado médico deverá estar legível e sem rasuras; conter a assinatura do profissional emitente e o carimbo de identificação, com registro do respectivo Conselho de Classe ou Registro Único do Ministério da Saúde (RMS); conter as informações sobre a doença ou Código Internacional de Doenças (CID); e ainda conter o período estimado de repouso necessário. 

Atualmente, o atendimento presencial  das Agências da Previdência Social está suspenso em razão da pandemia da covid-19, com previsão de retorno previsto para 14 de setembro. Com o retorno do atendimento presencial, a portaria define que, somente poderá requerer a antecipação do auxílio, o segurado que residir em município localizado a mais de setenta quilômetros de distância da agência mais próxima, em que haja unidade de atendimento da Perícia Médica Federal com o serviço de agendamento disponível. 

 

 

Edmilson Ferreira
Compartilhe
Publicado por
Edmilson Ferreira

Últimas Notícias

Homem encontra erro em conta e descobre que pagava luz do vizinho há 18 anos

Um morador da Califórnia, nos Estados Unidos, notou que algo estava errado em sua conta…

15/11/2024

Bomba sobre rodas: 5 gambiarras que ocultam problemas em carros usados

Por mais vantajoso que o mercado de carros usados seja, muitos sequer cogitam colocar um…

15/11/2024

Síndrome da luz amarela: por que farol do carro está ficando ‘desbotado’

Um fenômeno conhecido como 'síndrome da luz amarela' tem sido observado em veículos mais rodados,…

15/11/2024

Funcionário de funerária faz oração para tentar impedir assalto: ‘Deus está comandando sua vida’; assista

Um funcionário de uma funerária localizada no Largo de Roma, em Salvador, foi vítima de…

15/11/2024

Cantor famoso fica chocado após fã tirar calcinha em cima do palco e llhe entregar; veja vídeo

É comum fã fazer alguma loucura por seu ídolo. No entanto, uma admiradora do DJ…

15/11/2024

VÍDEO: Vendedor de espetinhos tem material de trabalho apreendido por fiscalização e se desespera: “Só quero trabalhar”

Um vendedor de espetinhos, identificado como Vinicius Magno Machado, dono do “Espetinho do Vini”, teve…

15/11/2024