Política

Primeira-dama visita produtoras rurais do assentamento Walter Acer

Clícia Maria Gomes, 32, acorda às 2 horas da manhã e caminha 1,5 km para chegar até a casa de farinha no assentamento Walter Acer. Lá ela escalda a massa da mandioca e assim trabalha produzindo a farinha até as 11 horas da manhã. Mãe de 9 filhos, mora com 4 deles e 2 netos. Feirante, trabalha na sua casa com o roçado, plantando banana, macaxeira e hortaliças.

“Vivo neste lugar há muitos anos e a renda e o sustento da minha casa saem do que eu produzo. São muitas as dificuldades, pelo acesso do ramal e início da pandemia. Pensávamos que não iríamos conseguir vender nossa produção, mas conseguimos ajuda e vencemos as dificuldades”, relatou a produtora rural de baixas emissões, Clícia Gomes.

Ela é apenas o exemplo da realidade cotidiana de 20 produtoras rurais de baixas emissões que buscam melhorias para as suas famílias, demonstrando a força da mulher e o amor à terra que gera o sustento de suas casas.

Com o intuito de conhecer de perto o trabalho dessas mulheres que fazem da produção de alimentos orgânicos o seu sustento, o governo do Estado, por meio do Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), estiveram nesta terça-feira, 4, no Projeto de Assentamento Walter Acer, localizado no município de Bujari.

A primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, dialogou com as agricultoras e ouviu as necessidades dessas mulheres que, nesse momento de pandemia, conseguiram vender seus produtos agrícolas orgânicos por intermédio da plataforma Feira SISA+, mesmo diante de tantas dificuldades.

“É bom conhecer de perto o trabalho dessas mulheres aguerridas que muito me orgulham. Ver de perto seus produtos, o modo de fazer e ouvir delas as necessidades, que podemos ajudar a atender”, explicou a primeira-dama, Ana Paula Cameli.

O maior pedido apresentado à primeira-dama foi a atenção com os ramais da localidade e o sonho de uma agroindústria para a região. “São 530 famílias que precisam dessa atenção do governo. Agradecemos pela sensibilidade da primeira-dama de vir conhecer o assentamento e conversar com as mulheres produtoras rurais e ouvi-las em suas necessidades”, disse Geovana Castelo Branco, representante das mulheres produtoras.

As produtoras apresentaram a casa de farinha e suas plantações de hortaliças, banana, macaxeira e demais produtos agrícolas.

Na ocasião, para celebrar a comercialização dos produtos produzidos pelas agricultoras, foi oferecido por elas, com o apoio da Diretoria de Políticas para as Mulheres da SEASDHM, um café regional.

Para José Gondim, presidente da Companhia de Desenvolvimento e Serviços Ambientais do Acre (CDSA), esse momento aproxima a comunidade do Walter Acer ao Gabinete da Primeira-Dama e todas as secretarias e instituições parceiras, que ajudam essas mulheres a fazer de sua produção o seu próprio negócio.

“Todos nós estamos juntos para criarmos políticas públicas de proteção e autonomia dessas mulheres. Podemos hoje avaliar a Feira SISA+ e ver os bons resultados que elas obtiveram”, ressaltou.

A secretária de Estado, Ana Paula Lima, salientou o avanço do Governo do Estado em dar essa importância as mulheres produtoras nas ações de capacitação e no acesso as ferramentas tecnológicas. “Esse é um projeto que mostra as boas implementações das políticas públicas no fortalecimento para as mulheres rurais e fico feliz de poder fazer parte desta ação”, explicitou.

Para a diretora de Políticas Públicas da SEASDHM, Isnailda Gondim, esse é um momento de celebração. “Foi um momento de comemorar a vitória dessas mulheres que superaram os desafios que o isolamento social impôs. Dia de agradecer todos os apoiadores pela a inovação que foi o método de venda de seus produtos por meio do sistema delivery, via WhatsApp, que evoluiu para plataforma digital”, disse.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Uma artista acreana no catálogo internacional do artesanato; conheça o trabalho de Rodney Paiva

Semente de jarina e de açaí, uma palmeira típica da Amazônia, ganham formatos e cores…

24/11/2024

Aprovados R$ 56,7 mi para conexão à internet de 500 mil estudantes do Norte e Nordeste; 526 escolas estão no Acre

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou operações do programa BNDES Fust…

24/11/2024

Divulgada relação candidato/vaga final da seleção pública de 2024 do BNDES

No primeiro concurso após doze anos, a Seleção Pública 2024 do Banco Nacional de Desenvolvimento…

24/11/2024

MDB vai manter Vagner Sales na presidência, em meio a ameaças

A executiva do MDB deve se reunir na próxima terça-feira, para sacramentar apoio à permanência…

24/11/2024

SEMANA DE CIDADANIA FISCAL o necessário debate sobre a importância social dos tributos no Acre

Buscando conscientizar a sociedade sobre a relevância dos tributos para o desenvolvimento social e a…

24/11/2024

Confira as orientações para o Enade 2024, que ocorre neste domingo (24)

No próximo domingo, 24 de novembro, o Ministério da Educação (MEC) – por meio do Instituto Nacional…

23/11/2024