Categorias: DestaqueNotícias

Após pedido do MPAC, Justiça determina retomada de voos da Gol em Cruzeiro do Sul

Atendendo ao pedido formulado pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), o Juízo da 2ª Vara Cível da comarca de Cruzeiro do Sul determinou que a empresa Gol Linhas Aéreas Inteligentes S/A se abstenha imediatamente de cancelar voos com saídas e chegadas para o município e retome a disponibilização de venda de passagens aéreas a partir do dia 5 de agosto.

O pedido para o cumprimento imediato da sentença que proíbe a companhia aérea de cancelar voos para a cidade de Cruzeiro do Sul sem razões de ordem técnica e de segurança intransponíveis foi realizado pelo promotor de Justiça Iverson Bueno.

No requerimento, o promotor de Justiça destacou que a empresa, que interrompeu voos para o município no final de março motivada por questões econômicas decorrentes da pandemia da Covid-19, voltou a colocar à venda passagens aéreas para os meses de maio, junho, julho e agosto, cancelando posteriormente todos os voos sem prestar informações aos consumidores e agências de turismo.

O promotor considerou que não há mais justificativa para a suspensão do serviço de transporte público aéreo amparada na pandemia e falta de demanda, e apontou que a empresa não disponibiliza cancelamento ou mudança de trechos pelo site, se beneficiando de um prazo de 12 meses para o reembolso previsto pela Medida Provisória nº 925/2020.

Em sua decisão, o juiz Erik Farhat reiterou que a empresa descumpriu sentença judicial transitada em julgado e, citando argumentos dos votos de ministros durante julgamento realizado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), lembrou que a malha aérea concedida pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac) é uma oferta que vincula a concessionária a prestar o serviço nos termos dos artigos 30 e 31 do Código de Defesa do Consumidor.

O magistrado também destacou o caráter essencial do serviço de transporte aéreo que, de acordo com o art. 22 da Lei 8.078/90, deve ser contínuo.

Além da retomada dos voos, a Justiça determinou ainda a prestação de informação sobre a retomada e continuidade de voos no site da companhia. A multa diária para o descumprimento da sentença foi fixada em 300 mil reais.

Fonte – Agência de Notícias do MPAC

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Pesquisa: 25% das indústrias se queixam de concorrência desleal no Acre

Falta de matéria-prima, concorrência desleal e elevada carga tributária são alguns dos desafios das indústrias…

02/05/2024

Serviço de Emprego do Acre tem R$1,077 milhão para custeio e investimento em 2024

Através de despacho publicado em 30 de abril de 2024 no Diário Oficial da União,…

02/05/2024

Municípios da região Norte terão descontos em programa habitacional para população de menor renda

De acordo com a Confederação Nacional de Municípios meio da Instrução Normativa 7 de 2024,…

02/05/2024

Saiu mais uma convocação de processo seletivo do Detran do Acre

Na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira, 2, o governo do Acre,…

02/05/2024

Novo DPVAT: entenda por que ele deve pesar mais nas contas

Sem ser cobrado desde 2020, o seguro obrigatório DPVAT pode entrar nas mais uma vez…

02/05/2024

Festa do Trabalhador: homenagem e diversão para todos os acreanos no 1o de Maio

A noite de 1º de maio, Dia do Trabalhador, foi de celebração em Rio Branco,…

02/05/2024