fbpx

Junta Comercial do Acre completa 57 anos prometendo emitir registro de empresas no mesmo dia 

Instituída pela Lei número 4  de 26/07/1963 a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac) completou  neste último domingo   57 anos de atuação. Para comemorar, o presidente da Junta, Jurilande Aragão, anuncia que no próximo aniversário a emissão da inscrição das empresas será emitida no mesmo dia.

“A emissão da inscrição na Juceac caiu  de 19 dias para 3 dias e no próximo ano  vamos chegar ao dia 27 de julho  fazendo  no mesmo dia”, afirmou Aragão ao ac24horas.

Para isso, a Juceac conta  com ajuda do Sebrae e outras  dez  Juntas Comerciais. Outro destaque, diz Aragão, está relacioanda à quarentena imposta pela Covid-19. 

“A Junta em nenhum dia desta pandemia  deixou de operar 100%. Seus colaboradores foram guerreiros trabalhando de casa,  atendendo e tirando dúvidas de contadores e empresários”, relatou Aragão.  

A Junta veio a ser reestruturada pelas Leis Estaduais nº 944 de 27/06/1990 e 1.523 de 29/12/2003 e Lei complementar nº 355 de 28 de dezembro de 2018, transformando-se em uma autarquia com personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira, com jurisdição em todo o território do estado do Acre. 

É vinculada administrativamente ao Governo do Estado do Acre pela Secretaria de Estado da Fazenda e vinculada tecnicamente ao Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI) da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

No âmbito do Governo Federal, o DREI é o órgão central da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), criada pela Lei nº 11.598, de 3/12/2007. Compete a ele apoiar a articulação e a supervisão dos órgãos e das entidades envolvidos na integração para o registro e legalização de empresas.

Neste artigo