Notícias

Acre avalia criação de nova lei para o Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas

Neste dia 18 de julho, quando o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc) completa 20 anos de implementação, o Estado do Acre celebra a data com a proposta de criação de uma lei própria para o Sistema Estadual de Áreas Naturais Protegidas (Seanp). O diferencial da proposta é o agrupamento das unidades de conservação com outras áreas naturais, como as terras indígenas, áreas de preservação permanente e reserva legal.

O Snuc foi instituído pela Lei Federal nº 9.985 de 18 de julho de 2000 e congrega as unidades de conservação (UCs) federais, estaduais e municipais de todo o país. Já o Seanp foi criado pela Lei Estadual 1.426 de 2001, mas agora uma nova lei está em avaliação para modernizar o sistema.

De acordo com a diretora-executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis Brown, este olhar para o futuro do Seanp permitirá o seu fortalecimento. “A aprovação dessa lei será fundamental para a profissionalização da gestão das unidades de conservação, uma vez que, atualmente temos nove unidades sob a gestão direta da Sema”, explicou.

Vera Reis argumentou ainda que a revisão do Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE) será outra estratégia fundamental para o fortalecimento do Seanp, pois a partir da identificação de áreas prioritárias para regularização/destinação, outras unidades de conservação poderão ser criadas.

No território acreano, 32,67% das Áreas Naturais Protegidas (ANP) correspondem a unidades de conservação, sendo três de proteção integral (2 federais e 1 estadual), 18 de uso sustentável (9 federais, 8 estaduais, 1 municipal e 1 particular) e 14,55% correspondem a 36 terras indígenas utilizadas por 15 povos de três famílias linguísticas distintas, além dos indígenas em isolamento voluntário.

O chefe da Divisão de Áreas Naturais Protegidas e Biodiversidade da Sema, Adriano Alex Santos, disse que o Snuc, assim como o Seanp, foram concebidos para potencializar o papel das unidades de conservação. “As UCs devem ser gerenciadas e administradas de forma integrada, assegurando que diferentes populações, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representados no território, resguardando sobretudo a biodiversidade e a população moradora”, acrescentou.

Encontro de Gestores

Anualmente a Sema promove o Encontro de Gestores de Áreas Naturais Protegidas, um fórum técnico, composto por gestores de unidades de conservação das esferas federal, estadual e municipal, incluindo gestores das Terras Indígenas, por meio da Fundação Nacional do Índio (Funai) e instituições que atuam na temática de conservação ambiental. Nos encontros são avaliadas as efetividades das políticas públicas, debatidos os principais desafios e propostas de soluções conjuntas e comuns, promovendo assim uma oportunidade para traçar estratégias de gestão integrada de forma inovadora.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Estudo da CNC aponta que bets causam prejuízo bilionário ao comércio

Um levantamento produzido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica…

29/09/2024

Antes que setembro termine; depressão, suicídio e redenção!

Aviso: Leitura para pessoas maduras emocionalmente, capazes de amar sem reservas, as que sabem que…

29/09/2024

A nova proposta do Acre para ampliar vagas no ensino integral em todo o Estado

Em reunião no Ministério da Educação, na última sexta-feira, 27/9, em Brasília, o presidente do…

29/09/2024

Campanha suja em Feijó

TODA vez que surge uma candidatura que navega fora do sistema e que se torna…

28/09/2024

O aniversário de Cruzeiro do Sul, a 2a maior cidade do Estado do Acre

Conhecida por suas ladeiras, arquitetura alemã e potencialidades turísticas, a segunda maior cidade do estado,…

28/09/2024

PISO DA ENFERMAGEM: valores de setembro já podem ser consultados; saiba quanto vem para o Acre

Os recursos complementares para o pagamento do piso da enfermagem referentes ao mês de setembro…

28/09/2024