Política

Mara busca ajuda para evitar paralisação de obra no Ramal Jarbas Passarinho

A deputada Mara Rocha (PSDB/AC) foi procurada por produtores rurais do Ramal Jarbas Passarinho, no Apolônio Sales, que pediram ajuda para saber o motivo das obras de asfaltamento do Ramal terem sido paralisadas no início dos trabalhos.
A obra tem um valor total de R$793.132, 34, proveniente de emenda parlamentar do ex-deputado Léo de Brito, visando o asfaltamento de 2 km de ramal, com previsão de início em abril de 2020 e com prazo de termino para junho do mesmo ano. A prefeitura de Rio Branco, licitou, contratou, a empresa iniciou a obra, mas, até o momento, fez apenas a limpeza lateral. O fato causou desesperança nos produtores que sonham com o asfaltamento do ramal para facilitar o escoamento da produção agrícola local.
Segundo relato dos produtores rurais, a primeira parcela no valor de R$ 100 mil foi liberada e o serviço que foi feito foi apenas a capina ao longo do ramal. Depois desse procedimento a prefeitura suspendeu a obra , afirmando aos produtores que o MAPA havia suspendido o pagamento.
Atendendo ao pedido de ajuda dos produtores, Mara Rocha buscou foi o Ministério da Agricultura e a Secretaria de Governo da Presidência da República para resolver a situação.
” Compreendendo a importância dessa obra para os produtores fui ao Ministério da Agricultura e Pecuária. Uma obra pública tem exigências que precisam ser respeitadas.O pagamento é liberado em parcelas mediante prestação de contas da prefeitura sobre cada fase da obra, acompanhada pela medição feita pela Caixa Econômica Federal, atestando a aplicação correta da verba federal e a realização da obra. O que o Ministério nos informou é que a Prefeitura de Rio Branco, não fez apresentou a medição da primeira parcela do recurso que foi repassado, impossibilitando a vistoria da Caixa Econômica e a continuidade do pagamento” , disse Mara.
Diante do esclarecimento do Ministério, Mara Rocha entrou em contato com o Secretário de Obras do Município de Rio Branco, informando a situação e pedindo agilidade no processo para que o restante do recurso seja liberado, beneficiando dessa forma os produtores rurais. A parlamentar relembrou ao secretário que, devido ao período eleitoral que se aproxima, a prefeitura tem o prazo de até o dia 03 de junho para apresentar as medições à CEF, para que seja liberada a nova parcela para mais uma fase da obra.
Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Campanha suja em Feijó

TODA vez que surge uma candidatura que navega fora do sistema e que se torna…

28/09/2024

O aniversário de Cruzeiro do Sul, a 2a maior cidade do Estado do Acre

Conhecida por suas ladeiras, arquitetura alemã e potencialidades turísticas, a segunda maior cidade do estado,…

28/09/2024

PISO DA ENFERMAGEM: valores de setembro já podem ser consultados; saiba quanto vem para o Acre

Os recursos complementares para o pagamento do piso da enfermagem referentes ao mês de setembro…

28/09/2024

MUDANÇAS CLIMÁTICAS imagens mostram devastação em aldeias indígenas do Acre

  Por CPI Acre --- Extremos provocados pelas mudanças climáticas vêm afetando em curtos espaço…

28/09/2024

Pesquisa traça perfil ideológico dos eleitores brasileiros: 31% dos acreanos são de direita

Levantamento realizado pelo DataSenado revela como fatores como região, raça, gênero, religião, renda e escolaridade…

28/09/2024

Força Nacional do SUS: Atuação no combate às emergências climáticas no Brasil

As mudanças climáticas têm provocado uma série de emergências em todo o Brasil, exigindo respostas…

28/09/2024