Notícias

MPAC apresenta propostas para evitar prescrição em casos de violência doméstica

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) esteve, nesta terça-feira (16), reunido por videoconferência com instituições do Sistema de Justiça para entregar propostas que vão compor o plano de enfrentamento à prescrição de casos de violência doméstica.

Participaram do encontro o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, procurador de Justiça Sammy Barbosa, o promotor-corregedor Washington Moreira e as promotoras de Justiça Dulce Helena Franco e Diana Soraia Tabalipa, responsáveis pela 13ª Promotoria de Justiça Criminal de Rio Branco.

Conduzida pelo corregedor da Justiça acreana, desembargador Júnior Alberto, e pela responsável pela Coordenaria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Eva Evangelista, a reunião faz parte da mobilização conjunta formada para identificar gargalos e soluções relativas ao problema.

O procurador Sammy Barbosa lembrou os números alarmantes de violência doméstica no estado e disse que, para enfrentar a questão, o sistema de Justiça deve atuar como um organismo em que todas as partes são importantes. Para ele, as instituições precisam oferecer resposta à sociedade e citou problemas na localização para intimar testemunhas e produção de laudos.

“Os números apontam que nós temos várias pandemias que assolam o nosso país, e uma delas é a violência doméstica. Nós somos um dos países que mais matam mulheres. São números que observamos que destoam de qualquer outra promotoria criminal”, disse, referindo-se ao volume de processos na 13ª Promotoria de Justiça Criminal, que tem atribuição para atuar nas ações penais de violência doméstica e familiar na capital.

As promotoras Dulce Helena e Diana Soraia, que elaboraram as propostas com a colaboração de outros colegas, apresentaram a contribuição do MP acreano através de um plano próprio em que foi adotada metodologia que detectou dificuldades internas e apontou correspondentes soluções contra a prescrição de inquéritos e processos.

Para a promotora Dulce Helena, a violência contra a mulher é um tema urgente na sociedade e prioritário dentro do MP acreano, pois muitas mulheres têm morrido e sofrido agressão. Ela mostra como exemplo a 13ª Promotoria de Justiça Criminal, a que tem maior produtividade dentre todas as unidades ministeriais das áreas criminais e cíveis.

Dentre as propostas do MPAC para dar resolutividade aos procedimentos, foram citadas a divisão da 13ª Promotoria de Justiça Criminal, contínuo controle interno dos processos, construir fluxos de trabalho, maior atuação do controle externo da atividade policial e aperfeiçoar sistema de fiscalização de inquéritos policiais. O plano vai receber mais contribuições dos atores do Sistema de Justiça como a Polícia Civil e Defensoria Pública.

Fonte:  Agência de Notícias do MPAC

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Governo do Acre entrega reforma da sede da Colônia de Pescadores de Rio Branco beneficiando 1.100 associados

O governo do Estado do Acre realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega oficial…

25/11/2024

Kit para horta chega gratuitamente a catorze comunidades rurais de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária – Seagro, com…

25/11/2024

Suspeito de tráfico de drogas e ameaças a policiais é preso em Jordão

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio dos agentes lotados na cidade de Jordão,…

25/11/2024

Quase 10 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos no Acre

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou uma carga de 9.500 maços de cigarros contrabandeados no…

25/11/2024

CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis

Os 32.260 candidatos reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem conferir os resultados…

25/11/2024

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até…

25/11/2024