Em tempos de pandemia de Covid-19, que provocou a suspensão das aulas da rede municipal de educação assim como de todas as demais escolas tanto da rede pública, quanto particulares, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, orientados pela prefeita Socorro Neri, que também é professora e doutora em educação, criaram uma alternativa para manter o vínculo entre os alunos e as escolas, mesmo que à distância: o Portal da Escola que está no ar desde o dia 28 de Abril, Dia Internacional da Educação.
A secretária municipal de Educação, Vômea Araújo, destacou que os objetivos esperados com a ferramenta estão sendo alcançados. “Ressaltamos, que as atividades que estamos disponibilizando neste espaço virtual não são obrigatórias, nem são para contar como cômputo de carga horária e nem para trabalharmos novos conteúdos do currículo, mas para mantermos aceso o vínculo afetivo família- escola, a fim de proporcionarmos momentos de brincadeiras, afeto, amorosidade, alegrias e também aprendizado, possibilitando que esse momento de isolamento social, seja vivido com mais leveza e mais descontração”, explicou.
De acordo com a gestora, os acessos ao Portal Escola tem superado as expectativas. “Inclusive temos depoimentos de escolas particulares e estaduais que estão usando nossas atividades e enviando às suas crianças. É um sucesso!”, disse.
Voltado para atendimento aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Eja), no Portal Escola, encontram-se diversos vídeos e atividades educativos e recreativos para divertir, instruir e estimular a participação de crianças, jovens e adultos, enquanto não é possível retornar as aulas presencias nas unidades de ensino.
Apesar da ferramenta de navegação ser de fácil acesso, a secretária pondera sobre os desafios para que todos os alunos da rede sejam alcançados. “É importante dizer ainda, que estamos considerando as diversas situações desfavoráveis, econômica e socialmente, que estão presente na vida das famílias e, por essa razão, temos o sentimento que mesmo com todo cuidado para elaborarmos as atividades complementares, não alcançaremos todas as crianças, pois acreditamos que para algumas famílias será difícil acessar o site”, ponderou a secretária.
Para tanto, ainda segundo ela, em colaboração à proposta do Portal Escola, as equipes escolares (gestores, coordenadores e professores) tem se esforçado para que as atividades disponíveis no Portal cheguem ao maior número possível de pais ou responsáveis, por meio de divulgação através dos aplicativos de ampla circulação como WhatsApp, quando possível.
No Portal Escola estão disponíveis atividades para todas as modalidades de ensino atendidas pela rede, em material audiovisual interativo e inclusivo, abordando as disciplinas que compõem a grade curricular para os alunos da Educação Infantil (creche e pré-escola), da Educação Fundamental 1º ao 2º ano e do 3º ao 5º ano) e do Eja (do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano), contemplando as diferentes áreas e componentes curriculares: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Educação Ambiental, Educação Emocional, Educação Étnico- Racial, Ensino Religioso e Artes.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) promoveu a terceira oficina de prospecção de serviços…
A campanha do Novembro Roxo, que visa a conscientização sobre a prematuridade, tem como tema…
O corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell, abriu, neste sábado (23/11), em ato solene…
O agronegócio vive um período de forte crescimento nos últimos oito anos no estado. O…
Na reinauguração da Arena da Floresta, o Flamengo Sub-20 venceu o Santa Cruz por 2…
Arena da Floresta com festa histórica, arquibancadas lotadas e compromisso pelo esporte e juventude O…