Notícias

“Decretar é fácil, difícil é criar políticas públicas para manter os menos favorecidos”, diz Acisa

Diante da recomendação dos Ministérios Público do Estado (MP-AC) e Federal (MPF) serem contra a reabertura gradual do comércio, a diretoria da Associação Comercial (Acisa), se posiciona nesta quinta-feira (11). Na visão da entidade, é lamentável manter o comércio fechado por mais 15 dias,  pois, a “solução” que vem sendo apresentada é mais fácil e mais cômoda, porém, não é a melhor alternativa para todos, inclusive para o estado, que já perdeu 30% de arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

O presidente da Acisa, Celestino Oliveira,  vem ouvindo o clamor dos empresários de todo o estado, e periodicamente realiza reuniões, a fim de buscar uma solução  para que a economia não entre em total colapso.

“Desde o começo venho defendendo a reabertura consciente do comércio. Acompanho de perto a situação de empresas em todo o estado. O Conselho formado pelo governo, a meu ver,  está focado apenas no centro da cidade e proximidades. Recomendo que os conselheiros visitem os bairros e sintam a realidade da população sem condições. Decretar é fácil, difícil é criar políticas públicas que possam dar condições para aqueles que não tem como se manter em casa, para que tenham o mínimo para sobrevivência: o alimento”, explica.

A recomendação foi divulgada nesta quarta-feira (10) e, assinada pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Lucas Costa Almeida, e pelo promotor de Justiça Gláucio Ney Shiroma Oshiro. O documento é baseado no crescente número de mortos e infectados pela Covid-19 no Acre. O governo tem 48 horas para apresentar as medidas e acatar a recomendação.

“Durante 90 dias não tivemos intervenção para que o Governo ampliasse o SUS, assim como, não atuaram para que a ajuda financeira chegasse nas mãos de autônomos e empresas”, disse.

*Acisa é o segundo maior arrecadador de alimentos para os menos favorecidos, depois do Governo*

Solidários às milhares de famílias que estão enfrentando este período de pandemia, sem  recursos e sem ter o que comer, a Acisa realizou campanhas de arrecadação neste período em que o comércio está fechado. De acordo com o balanço apresentado pelo presidente, a entidade atingiu a marca de 60 toneladas de alimentos para doação, ficando atrás apenas das arrecadações do Governo do Estado.

“Somos totalmente conscientes da gravidade da situação, e prezamos pela vida. Por isso, nossa entidade sempre está engajada no social, em ajudar as pessoas”, finaliza o presidente.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Mercadoria rara nos dias de hoje na política

NA ATUAL conjuntura, ficou como algo natural um político não cumprir palavra, prometer uma coisa…

01/10/2024

O fator Gladson Cameli na eleição de Rio Branco!

Muitos questionam por que a ex-prefeita Socorro Neri, que era do PSB na época e…

01/10/2024

Acre registrou mais de 2,3 mil tentativas de fraude em um mês, mostra levantamento

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostram…

01/10/2024

Saúde investe R$ 30 milhões para expandir acesso a plantas medicinais e fitoterápicos no SUS

O Ministério da Saúde vai investir R$ 30 milhões em ações diversas em plantas medicinais…

01/10/2024

Índice de Confiança do Empresário do Comércio Acreano recua no mês de agosto

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou recentemente os dados…

01/10/2024

Confira como será o clima no Brasil em outubro com as previsões do Inmet

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de outubro indica chuvas…

01/10/2024