Blog do Crica

Petecão sera responsável pelas alianças para disputar a prefeitura de Rio Branco

O governador Gladson Cameli e o senador Sérgio Petecão (PSD) se reuniram ontem para discutir a condução da sucessão municipal. Ficou decidido no encontro que, toda a articulação de alianças para disputar a prefeitura de Rio Branco no grupo de aliados fiéis ao governo será feita por Petecão. “Definiu-se que o Gladson continuará se dedicando às medidas de combate à pandemia da Covid-19, enquanto eu ficarei encarregado de montar a coligação que apoiará a candidatura do nosso grupo”, destacou ao BLOG. Ainda ontem, o senador Petecão teve uma conversa com o presidente do PROS, Francisco Deda; e com o presidente do DEM, deputado federal Alan Rick, em torno da candidatura de Tião Bocalom (PROGRESSISTAS). Petecão considera inevitável que mais na frente, o governador Gladson venha se incorporar ao projeto, que terá um grande arco de alianças partidárias para buscar eleger o próximo prefeito da capital. “É mais que natural o Gladson apoiar o candidato do seu partido, que é o Tião Bocalom, não seria natural apoiar uma candidatura de outra sigla”, previu o senador ao BLOG.

CENÁRIO PARA UM BOM DEBATE

A eleição para a prefeitura da capital terá um cenário para bons debates, porque os dez nomes postos até como candidatos são preparados, com experiência em administração, e outros com destaque em suas áreas de atuação profissional. Isso é bom para a política e para gestão.

PANDEMIA AVANÇANDO

A pandemia continua avançando célere no estado, chegando a 8.127 os casos de contaminações pela Covid-19 registradas.  E os óbitos já chegaram ao patamar de 211. O governador terá uma opção difícil dia 15, quando termina o decreto de isolamento: reabre para aquecer a economia e corre o risco de faltarem leitos, ou prorroga o decreto.

VERSÃO REGISTRADA

A assessoria da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, mandou esclarecimento sobre nota publicada no BLOG. Cita que, a emenda parlamentar da deputada federal Vanda Milani (SD) para a compra de uma patrulha mecanizada é uma tratativa anterior à pandemia, e assim também a foto que ilustra a matéria da prefeita e da parlamentar sem máscaras. Registrado.

SEM OPÇÃO PARTIDÁRIA

Com os problemas jurídicos do prefeito Ilderlei Cordeiro, o principal nome do seu partido em Cruzeiro do Sul; e com o vice Zequinha, uma alternativa sem densidade eleitoral, o governador Gladson vai ter que buscar uma aliança fora do PP, para apoiar na disputa daquela prefeitura.

ABERTO AO DIÁLOGO

O BLOG tem informação de fonte segura que o ex-prefeito Vagner Sales, cujo filho Fagner Sales (MDB) lidera as pesquisas para prefeito, está disposto a abrir diálogo com o governador para ter o seu apoio, com o compromisso de lhe apoiar á reeleição ou para senador, em 2022.

ALIANÇA REEDITADA

Caso o Gladson se mostre disposto ao diálogo, seria reeditada em Cruzeiro do Sul a aliança entre PP-PSDB-MDB, partidos hoje separados, que estiveram juntos na eleição passada, e que venceu a disputa do governo. Até aqui, o governador não definiu quem apoiará no município.

CALCANHAR DE AQUILES

A articulação política continua sendo o calcanhar de Aquiles do governo Cameli. Todas as opções tentadas para comandar este processo de montagem de uma engenharia política, para 2020, falharam. Pela função passaram vários nomes, e o atual conselho político não disse a que veio.

NÃO SENTA PARA CONVERSAR

Uma fonte que integra o conselho político revelou ontem ao BLOG que, o principal problema para a articulação de alianças está no comportamento do governador, que não senta para conversar e discutir quais os seus planos é o que pensa para as eleições de 2020. Ai é difícil.

GOLPISMO DESCARTADO

O presidente do TSE, Ministro Luis Barroso, disse ontem que, a definição da data da eleição municipal será decidida com a classe política, e ouvindo autoridades da saúde, para marcar se a votação será em novembro ou em dezembro. O golpismo da prorrogação foi descartado.

QUESTÃO DE CONFIANÇA

Numa conversa informal ontem com um deputado da base do governo, este defendeu que o Gladson tenha candidato próprio do PP a prefeito da capital, por ser uma questão de sobrevivência política. Considera que, o governador precisa ter alguém de confiança na PMRB.

TUDO O QUE O BOLSONARO QUER

Polarizar a eleição em 2022 com o Lula – em declínio político e com flancos jurídicos – e com o PT, é tudo que o presidente Jair Bolsonaro quer. E todas as suas ações são no sentido de ter o PT como seu principal adversário na disputa da reeleição. Os adversários não entenderam isso.

O NEGACIONISMO MEDIEVAL

É de se perguntar como se pode ser tão tosco, quando se vê alguém defendendo o fim do decreto de isolamento sob o argumento, de que todos vão morrer um dia. São os primeiros que procuram os médicos numa doença e os hospitais para se salvar, em casos mais graves.

NINGUÉM SEGUE NADA

É mera formalidade a apresentação de protocolos de segurança para a reabertura das atividades comerciais não essenciais. Quem tem consciência coletiva no Estado é uma minoria, e assim como poucos respeitam o decreto de isolamento, poucos seguirão estes protocolos.

NÃO PODE FICAR ETERNAMENTE

Não sei qual será o período exato para a reabertura de atividades comerciais não essenciais, mas não poderão ficar fechadas eternamente, tem que se colocar o meio médico na discussão.

FRANCIMAR FERNANDES

Já foi a maior liderança de Feijó, afastado um bom tempo da política o ex-prefeito Francimar Fernandes (MDB) voltará a disputar uma eleição para prefeito. No tempo em que esteve ausente o eleitorado foi renovado, por isso não dá para medir hoje o seu potencial de votos.

NÃO OUVI DO ZÉ DAS COUVES

“Luis Carlos, esqueça que manobras possam evitar uma candidatura própria do nosso grupo à prefeitura de Rio Branco. O PP será linha de frente”. Não ouvi esta afirmação ontem de nenhum Zé das Couves. Como foi um papo informal, revela-se o milagre e não o santo.

NÃO COBRIRÁ AS PERDAS

Fala-se no volume de recursos destinados pelo governo federal do pacote de ajuda aos governos e prefeituras, como se o valor estivesse na integralidade na conta. Virão em três parcelas, e assim mesmo não vão cobrir as perdas econômicas da queda do FPE e FPM.

GRANA ALTA

Grana alta para o Acre veio mesmo nos governos do PT, principalmente, nas gestões do Jorge Viana e do Binho Marques. Se não houve uma aplicabilidade para sanar problemas crônicos como a do precário sistema de saúde, desemprego e segurança pública, já é outra conversa.

PULVERIZANDO PERDE

Caso não seja montada uma aliança dos grupos mais conservadores para ter uma candidatura única à prefeitura de Tarauacá; e evitar a pulverização de votos, não será fácil derrotar a candidatura do ex-prefeito Rodrigo Damasceno (PSDB), o nome dos partidos de esquerda.

CONSPIRANDO A FAVOR

Tudo conspira a favor da reeleição do prefeito de Sena Madureira, Mazinho Serafim (MDB). Além de ser um nome forte, está no poder, os seus adversários da oposição não conseguiram a sonhada candidatura única, e entrarão na disputa eleitoral com vários candidatos.

UM SALTO NO ESCURO

A sua condução no enfrentamento da pandemia deixou o governador Gladson até aqui num bom patamar de aceitação com a opinião pública. Não sei daqui para frente, com a sua intenção de abrir as atividades comerciais. Porque não se sabe se com isso a Covid-19 vai disparar ou não, com o aumento das aglomerações. É como dar um salto no escuro.

BOA NOTÍCIA

Até aqui, 15 mulheres estão com os nomes postos para disputar prefeituras, o que é um grande avanço, porque em eleições não distantes era raro ver mulheres saindo para cargos majoritários. E algumas delas, com uma boa chance de eleição. O jogo não será só masculino.

CANDIDATAS MULHERES

Vereadora Elzinha (PDT), vereadora Lene Petecão (PSD) e Rila Freze (PSL), são algumas das mulheres que estarão disputando vagas na Câmara Municipal de Rio Branco. O espaço é aberto como incentivo às mulheres. Quem mais for candidata, que envie o nome ao BLOG.

RECORDE MUNDIAL

Caso o STF não tivesse passado aos estados e municípios o poder de comandarem o combate à pandemia da Covid-19, por certo o Brasil estaria batendo o recorde mundial de mortes e números de contaminações. Explica-se: a política do governo federal é contra o isolamento.

DISPUTA COM CHANCE

Em pelo menos cinco municípios, o MDB disputa a eleição com boa chance de fazer prefeitos.

FRASE MARCANTE

“Na falta de outro tirano, a opinião pública se levanta como tal”. Bulwer-Lyton.

Luis Carlos Moreira Jorge
Compartilhe
Publicado por
Luis Carlos Moreira Jorge

Últimas Notícias

Mercadoria rara nos dias de hoje na política

NA ATUAL conjuntura, ficou como algo natural um político não cumprir palavra, prometer uma coisa…

01/10/2024

O fator Gladson Cameli na eleição de Rio Branco!

Muitos questionam por que a ex-prefeita Socorro Neri, que era do PSB na época e…

01/10/2024

Acre registrou mais de 2,3 mil tentativas de fraude em um mês, mostra levantamento

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostram…

01/10/2024

Saúde investe R$ 30 milhões para expandir acesso a plantas medicinais e fitoterápicos no SUS

O Ministério da Saúde vai investir R$ 30 milhões em ações diversas em plantas medicinais…

01/10/2024

Índice de Confiança do Empresário do Comércio Acreano recua no mês de agosto

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou recentemente os dados…

01/10/2024

Confira como será o clima no Brasil em outubro com as previsões do Inmet

A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o mês de outubro indica chuvas…

01/10/2024