Destaque

Entenda como são coletados os dados para o boletim diário sobre Covid-19

Números, mapas e estatísticas fazem parte da rotina dos profissionais da Vigilância Epidemiológica (VE) do Estado e municípios. A pandemia da Covid-19 fez surgir uma realidade em que os dados precisam cada vez mais serem computados com rapidez.

A rotina dos profissionais, principalmente dos municípios do interior do estado, em que a internet não é forte aliada, é de correr contra o tempo e arrumar estratégias para que a informação do cenário sobre o coronavírus no estado chegue até à população diariamente.

O número de casos notificados e confirmados depende do trabalho de uma equipe que coleta, religiosamente, todas as tardes, os dados nas unidades de referência ao coronavírus. Em Tarauacá, por exemplo, o serviço é realizado às 16 horas, horário em que os funcionários passam nas duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município, recolhendo os dados.

“Nós coletamos os dados diariamente para o boletim. São muitas notificações e às vezes a internet não ajuda, então, as notificações são inseridas na própria UBS. A vigilância faz o acompanhamento e o fechamento dos casos”, explicou o enfermeiro de Tarauacá, Iago Correia.

Em Sena Madureira, os profissionais  montaram uma equipe de telemonitoramento, que classifica os pacientes por unidade, explica a enfermeira Wendy Cardoso. “Assim que os resultado chegam, entramos em contato e separamos os pacientes por unidade para, assim, serem monitorados até receberam a alta médica”, explicou.

Com cinco unidades sentinela, o Município de Cruzeiro do Sul conta com uma equipe que monitora e recolhe os dados junto aos centros de diagnósticos.

“Nós passamos no centro recolhendo as notificações, e os resultados, e contabilizamos e digitamos todos os exames realizados, que vão para o e-SUS”, explicou a enfermeira da VE de Cruzeiro do Sul, Samili Silva.

Como é produzido o Boletim Sesacre sobre o coronavírus?

O epidemiologista do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Sesacre, Marcos Malveira, um dos responsáveis pela produção do boletim diário sobre o cenário do coronavírus do Acre, explica que os dados do boletim são  feitos através de três bases diferentes: 1) Planilha do Laboratório Merieux; 2) Base de dados do e-SUS/VE (testes rápidos); e 3) Planilha do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Os Municípios têm um papel fundamental nessa nova realidade. “A alimentação das informações da base do e-SUS são de inteira responsabilidade dos municípios. Nós só contabilizamos aquilo que está registrado nas planilhas dos laboratórios e na base de dados”, destacou Malveira.

O Município está na ponta do sistema e detém a informação praticamente em tempo real. O Estado depende da notificação no sistema do e-SUS para que possamos analisar os dados e produzir a informação para o boletim. Os dados do boletim estadual sempre são realizados com o banco do dia anterior.

A construção dos gráficos e mapas depende de uma rede de pessoas, profissionais empenhados em fornecer informações seguras. Assim, Malveira salienta que “se não fosse o trabalho de cada município, e as equipes de vigilância, não seria possível disponibilizar todos os dados do boletim, diariamente”.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), conta com uma parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e Telessaúde que realizam o monitoramento dos pacientes que estão em casa e analisam quando ele está apto a receber a alta médica.

Marcos Malveira destaca ainda, que a construção do mapa, especificando cada município, é realizada por um profissional da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Microplásticos são encontrados em tecido do nariz na base do cérebro, diz estudo

Pequenos fragmentos e fibras de plástico foram encontrados no tecido nasal de cadáveres humanos, de…

18/09/2024

Vídeo: turista morre na Itália após ser atingida na cabeça por estátua

A italiana Chiara Jaconis morreu, nessa terça-feira (17/9), após ser atingida na cabeça por uma…

18/09/2024

Viatura da PM bate e explode durante perseguição a ladrões; confira o vídeo

Uma viatura da Polícia Militar de São Paulo bateu em uma árvore e explodiu durante…

18/09/2024

Câmeras flagram motorista tentando arrastar mulheres para dentro de carro; assista

Um motorista foi gravado por câmeras de segurança, na região do Sapopemba, Zona Leste de…

18/09/2024

Motorista se salva de tiro à queima-roupa em carro com vidro blindado; assista o vídeo

Dois homens se aproximaram de um carro e um deles sacou uma arma e atirou…

18/09/2024

Governo do Acre já aplicou mais de R$ 15,8 milhões em multas por crimes ambientais em 2024 Picture of Carina Castelo Branco

As ações do governo do Acre no combate a crimes ambientais já resultaram na aplicação…

18/09/2024