Destaque

O ninho da pata foi espatifado

O sonho de manutenção da unidade do grupo que apoiou o governador Gladson Camel na última eleição, para disputar a prefeitura de Rio Branco, ruiu como um castelo de cartas. No popular, o ninho da pata foi espatifado. O PSDB do vice-governador Major Rocha já definiu que irá para a campanha com o professor Minoru Kinpara (PSDB). O MDB do deputado federal Flaviano Melo (MDB) bateu o martelo na candidatura do deputado Roberto Duarte (MDB). Até o nanico SOLIDARIEDADE da deputada Vanda Denir (SD), navegará em barco próprio na eleição para a PMRB, com a candidatura de Luziel Carvalho (SD). É de se perguntar se estes partidos estão errados. Não! Estão certíssimos em procurar os seus espaços próprios. Errado está o governador Gladson Cameli que não costurou a permanência da unidade do grupo num cenário das eleições municipais da capital. O tempo passa, o tempo voa, e até hoje o governador não definiu o que quer. De um lado, o seu partido com a candidatura do ex-prefeito de Acrelândia, Tião Bocalom, e o querendo no palanque; e do outro, o governador inclinado pela candidatura da prefeita Socorro Neri (PSB), mas sob forte tiroteio interno de parlamentares do seu grupo para que não faça esta opção. A disputa da prefeitura da capital entre os aliados da campanha passada será na base da Lei do Murici, cada um que cuide de si.

CALENDÁRIO AVANÇA
O quadro de prorrogação dos mandatos dos prefeitos é um golpe que não acontecerá, as autoridades da justiça eleitoral e os que comandam o Congresso já deixaram claro que teremos eleição. O máximo que poderá ocorrer é a data ser empurada para dezembro. E, a coninuar neste embalo, o governador chegará na eleição pensando ainda quem apoiará.

PREPARE O LOMBO
E não tem saída ao Gladson. Ou o deputado Roberto Duarte (MDB) ou o Minoru Kinpara (PSDB) vai para o segundo turno. E um dos dois ganhando, o Gladson estará emparedado na eleição de 2022. E, nenhum os dois está na cota de confiável para uma aliança em 2022.

NÃO TEM ALTERNATIVA
E neste quadro não tem alternativa ao Gladson Cameli que não seja que ganhar a eleição para a prefeitura da capital com um nome confiável, é que possa contar em 2020 para a reeleição.

NADA ESCAPA AO BLOG
Fonte segura ligada ao senador Márcio Bittar (MDB) revelou à coluna que, ele teve uma conversa com o Gladson, a quem alertou para o perigo de apoiar a prefeita Socorro Neri para um novo mandato, e assim dar novo folêgo à esquerda. O problema não é a respeitável figura da Socorro, uma gestora séria, sem mácula – explicou a fonte – mas as pessoas que a cercam, de esquerda, e adversários  do governador, como o deputado Jenilson Lopes (PSB).

ARGUMENTO QUE VIROU MANTRA
A atuação de ataques do deputado Jenilson Lopes (PSB) ao governador Gladson Cameli, na ALEAC, vem servindo de argumento para os que são contra o apoio à prefeita Socorro Neri.

SABIA DO RISCO
O governador Gladson foi alertado pelo grupo de acompanhamento dos casos de Covid-19 no Estado a que prorrogasse por mais 15 dias o decreto de isolamento social, sob pena do sistema de saúde saturar 100%. E foi em cima da premissa, que não reabriu as atividades comerciais.

PRÓXIMO DOS 6 MIL CASOS
A tendência é que se chegue no próximo boletim da SESACRE com 6 mil casos de contaminações pelo COVID-19. A pandemia está tomando força no maior conglomerado de bairros na capital, a Baixada da Sobral; região insalubre, onde se concentra a maior parte da população carente. Não havia como o decreto de isolamento não ser prorrogado.

DENÚNCIA CONFIRMADA
Uma pessoa que foi ontem ao mercado central confirmou a denúncia de alerta, que publicamos no BLOG. Os donos de açouges e verdureiros na maioria trabalham sem usar máscaras. Pode virar centro de contaminação. Os fiscais da prefeitura deviam agir rápído.

AJUDARIA MAIS
O ex-deputado federal Alércio Dias é uma das pessoas mais preparadas que conheço, além de larga experiência na gestão e na política. Por isso, ele seria melhor aproveitado no governo, caso se juntasse à assessoria política do governador, do que ser diretor da falida CAGEACRE

 MASTODONTE DO GOVERNO
Falando em empresas que só geram despesas para o governo, o governador Gladson Cameli deveria partir para a privatização do DEPASA, que virou um mastodonte para a administração do Estado. É conversa para boi dormir que será modernizado na gestão do Tião Fonseca.

MANTRA DA EMBROMAÇÃO
Esse mantra da embromação que o DEPASA será mordenizado e se tornará rentável, vem sendo repetido desde que funcionou, o órgão atravessou governos, e sempre deficitário.

CALA A BOCA
O boletim nacional de que o Governo do Acre é um dos mais transparentes na gestão dos recursos destinados ao combate da pandemia do Covid-19, calou deputados da oposição que cobraram mais transparência na gestão das verbas. É um perigo se fazer denúncias vazias.

NEM QUE SEJA SÓ
O deputado Géhlen Diniz (PROGRESSISTAS) diz que será candidato a prefeito de Sena Madureira nem que seja só. O sonho de ser candidato da oposição unida foi desfeito.

APROVAÇÃO CERTA
A derrubada das últimas emendas apresentadas pelos deputados de oposição e a aprovação da criação do Instituto da Saúde, única forma de evitar as demissões de servidores do Pró-Saúde, deve acontecer na sessão da próxima terça-feira da Assembléia Legislativa.

DOIS ASSUNTOS
Dois assuntos: secretário Alysson Bestene, celular não é para enfeite, mas para ser usado. Nada justifica que uma pessoa contaminada, e em estado avançado do Covid-19 fique jogada numa maca no Pronto Socorro à espera de um médico para ser atendida. Não é o certo.

CASA E BOTÃO
Ainda que não haja nenhum anúncio formal dos comunistas, a tendência é que o PCdoB marche com a candidatura a prefeito de Rio Branco a ser lançada pelo PT. São casa e botão.

NÃO É BOA ESTRATÉGIA
Não sei até que ponto é bom para quem vai ter uma candidatura majoritária a prefeito da capital, ficar escondendo o nome num segredo de polichinelo. Como a tendência é a de não ser nenhum dos medalhões do PT, o nome a ser lançado já era para estar no debate.

NÃO É MOMENTO DE POLITICAGEM
Sou um defensor da crítica e do direito de parlamentares exercerem. Mas não descambar para a politicagem, com agiram o deputado Roberto Duarte (MDB) e o vereador Emerson Jarude (MDB), ao mandarem assessores ir ver num galpão da prefeitura se havia alimentos vencidos.

DENUNCISMO BARATO
A questão que torna a ação mais estapafúrdia ainda é que os deputados Roberto Duarte (MDB) e o vereador Emerson Jarude (MDB), não são quadros despreparados, são advogados, exatamente por isso não poderiam entrar na canoa do denuncismo vazio em plena pandemia.

ESCOLAS FECHADAS
E nem as escolas estão funcionando! Como averiguar se estão sendo servidos alimentos vencidos aos alunos. Nem a isso atentaram, antes de mandar assessores fazer uma lambança.

ASSIS BRASIL
Nomes que vão disputar a prefeitura de Assis Brasil: Zum (PSDB), Zé do Posto (PSD), Pilique (PCdoB), Jery Correia (PT), Junior Caju (MDB) e Serjão (PSL).

CANDIDATOS EM MÂNCIO LIMA
Gladson Rocha (Amigo) PSD, Isac Lima (PT), professora Izete (PSDB), Milcilene Gadelha (PROGRESSISTAS) e Chicão da Distribuidora (MDB). Candidatos a prefeito de Mâncio Lima.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO
Aprendam: liberdade de expressão não pode passar do limite da legalidade, porque vira crime.

FRASE MARCANTE
“A boca do sábio está no seu coração. O coração do ignorante está em sua boca”. Ditado urco.

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Governo do Acre entrega reforma da sede da Colônia de Pescadores de Rio Branco beneficiando 1.100 associados

O governo do Estado do Acre realizou na tarde desta segunda-feira, 25, a entrega oficial…

25/11/2024

Kit para horta chega gratuitamente a catorze comunidades rurais de Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária – Seagro, com…

25/11/2024

Suspeito de tráfico de drogas e ameaças a policiais é preso em Jordão

A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio dos agentes lotados na cidade de Jordão,…

25/11/2024

Quase 10 mil maços de cigarros contrabandeados são apreendidos no Acre

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou uma carga de 9.500 maços de cigarros contrabandeados no…

25/11/2024

CNU: notas de candidatos reintegrados estão disponíveis

Os 32.260 candidatos reintegrados ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) já podem conferir os resultados…

25/11/2024

Pé-de-Meia: pagamento a estudantes começa nesta segunda

O pagamento do benefício do programa Pé-de-Meia tem início nesta segunda-feira (25) e segue até…

25/11/2024