A primeira semana da Operação Verde Brasil II promoveu ações repressivas no Estado do Acre e aplicou multas que chegam a R$ 530.814,23.
Nesta fase, o Comando Conjunto Príncipe da Beira definiu como base de ação os assentamentos da Gleba Afluente, uma unidade de conservação entre Manoel Urbano e Feijó.
Além disso, diversos materiais foram apreendidos: 11 motosserras, 10 armas cano longo (rifle e espingardas) de calibres diversos, 1 revólver .38, 56 cartuchos, 3 celulares, 2 pulverizadores, 1 soprador e 1 luneta.
A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública.
A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano. (Com Revista Operacional)