Política

Zen apresenta PL que obriga bancos a oferecer condições mínimas de dignidade e controle sanitário aos clientes

Durante sessão virtual realizada nesta terça-feira (12), o deputado Daniel Zen (PT) apresentou um projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos bancários a fornecer condições mínimas de dignidade humana e controle sanitário aos seus clientes, durante o estado de emergência e calamidade pública.

De acordo com o documento apresentado pelo parlamentar, os bancos devem providenciar demarcação visual no piso interno e externo, de distância mínima; senhas de acesso para 100% de todos os clientes que estejam na fila durante o dia até o horário de encerramento, senhas estas que possam ser monitoradas via aplicativo de celular, entre as pessoas conforme deliberação em decreto; tendas ou dispositivos similares de proteção contra exposição ao sol e à chuva; cadeiras para clientes idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais; e equipamentos de proteção individual como máscaras.

Fica estabelecido em parágrafo único da lei: “Aplica-se o disposto nesse artigo também em casos de grandes aglomerações, cuja dimensão ultrapasse as dependências do estabelecimento bancário, independente do fato causador.”

“Como é de conhecimento público, as filas nas agências bancárias nos últimos dias têm sido gigantescas e desumanas com as pessoas que tentam, em sua maioria, acesso ao recurso emergencial que lhes foi garantido em lei para atravessar esse momento difícil da Pandemia da Covid-19. As pessoas são obrigadas a pernoitar nas filas, a permanecerem sob sol e chuva por horas a fio, sem nenhuma assistência ou mesmo informação por parte das agências bancárias, fato este que precisamos eliminar do senso comum”, justificou o parlamentar.

Daniel Zen concluiu seu discurso pedindo que o governo seja mais rígido quanto ao cumprimento das medidas orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele alega que muitas pessoas não estariam obedecendo as regras de distanciamento social e, portanto, o executivo deve ser mais implacável quanto a fiscalização

Da redação
Compartilhe
Publicado por
Da redação

Últimas Notícias

Governo antecipa pagamento de outubro para os dias 25 e 26

Reafirmando o compromisso com o funcionalismo público, o governo do Acre por meio da Secretaria…

17/10/2024

Outubro Rosa: 6 em cada 10 brasileiras dizem saber como prevenir câncer de mama, diz pesquisa

O tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil — o de mama —…

17/10/2024

Homem é detido por suspeita de abuso sexual contra crianças em cidade do Juruá

Em uma ação no combate a crimes sexuais, a Polícia Civil prendeu na manhã desta…

17/10/2024

Mailza será candidata a governadora em 2026: quais caminhos ela deve andar para essa meta

A Vice-Governadora Mailza Assis, do partido Progressista, tem enfrentado uma série de ataques, tendo em…

17/10/2024

A balsa, sua história e o choro do surubim: a análise do Crica sobre o pós-eleição no Acre

MUITOS falam sobre a “Balsa para Manacapuru,” sem conhecer como surgiu esta peça cômica da…

17/10/2024

Sine oferta quase mil vagas de emprego nesta quinta-feira no Acre

O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) oferece 936 vagas de emprego nesta quinta-feira,…

17/10/2024